Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Ednaldo Rodrigues é o novo presidente da CBF

Eleição aconteceu nesta quarta-feira (23), na sede da Confederação, no Rio de Janeiro, mesmo após a suspensão do pleito por juiz, a pedido do vice Gustavo Feijó

Presidente Ednaldo Rodrigues assina documento para início das obras do Centro de Desenvolvimento em Macapá, no Amapá.
Presidente Ednaldo Rodrigues assina documento para início das obras do Centro de Desenvolvimento em Macapá, no Amapá. (Thais Magalhães/CBF)

Por Redação da TNT Sports

Na tarde desta quarta-feira (23), Ednaldo Rodrigues, de 68 anos, foi eleito o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com 137 dos 141 votos possíveis, ele era o único candidato ao cargo e pode disputar uma reeleição após o termino do mandato, em 2026.

O pleito foi organizado na sede da Confederação, no Rio de Janeiro, mesmo após a suspensão do eleição pelo juiz Henrique Gomes de Barros Teixeira, de Maceió, a pedido de Gustavo Feijó, um dos vices, que inclusive perdeu o cargo com o novo mandato.

Em declaração, o novo presidente disse que sofreu "injúrias" e até preconceito racial:

Não foi um processo fácil, nove meses de injúrias, infâmias. E hoje a democracia venceu. Passei o tempo todo me defendendo, sobretudo do preconceito. Todos sabem da minha vida, tenho caráter ilibado. Nesses últimos meses, eu sofri todo tipo de pressão, de preconceito, tive meus telefones grampeados, meus e-mails violados, o e-mail do gabinete da presidência da CBF também violado. E preconceitos que ainda existem em todos os segmentos da sociedade por ser do Nordeste, por ser baiano, por ser do interior, de Vitória da Conquista e que me orgulho de ser filho. O preconceito por ser negro. Essa é a grande realidade, a grande resposta."

Na Assembleia Geral Eleitoral estiveram presentes representantes das Federações Estaduais de Futebol e dos clubes que disputarão as Séries A e B do Campeonato Brasileiro em 2022. Cada dirigente teve direito a um voto, sendo os votos das Federações com peso 3, dos clubes da Série A, peso 2, e dos clubes da Série B, peso 1. A Federação Alagoana de Futebol e a Associação Atlética Ponte Preta foram as únicas ausências.

Em nota oficial, a CBF detalhou a biografia do novo presidente, confira na íntegra:

"Ednaldo Rodrigues Gomes é natural de Vitória da Conquista, na Bahia, e tem 68 anos. Formado em Ciências Contábeis, tem especialização nas áreas de Auditoria Financeira e de Gestão Administrativa. Sua relação com o futebol começou bem cedo, quando foi jogador de futebol amador nas décadas de 1970 a 1980. Tão logo sua passagem pelos gramados se encerrou, Ednaldo passou a se dedicar à administração esportiva.

Sua primeira experiência foi como Presidente da Liga Conquistense de Desportes Terrestres. No ano de 1992, Ednaldo Rodrigues passou a ser Diretor do Departamento do Interior da Federação Baiana de Futebol (FBF) até o ano 2000. O trabalho o levou à Presidência da FBF, cargo que assumiu em 2001 e para o qual foi reeleito em outras duas oportunidades.

A passagem de Ednaldo Rodrigues pela Federação Baiana ficou marcada pela forte defesa dos interesses do futebol baiano e regional, em meio à capacidade de diálogo e de coalizão com as demais federações. Foi um dos maiores defensores da Copa do Nordeste, liderou a reformulação no campeonato estadual da Bahia, além de ter investido no fortalecimento do futebol feminino e nas categorias de base. Ednaldo Rodrigues permaneceu na presidência da federação até 2018, quando passou a ocupar a cadeira de vice-presidente da CBF.

No cargo de vice-presidente da entidade nacional, Ednaldo Rodrigues seguiu trabalhando por um futebol mais justo, principalmente com as regiões que mais precisavam de investimento. Orgulhoso de sua origem nordestina e de ser um dirigente negro, sempre teve sempre atuação destacada na área social por meio de projetos do futebol.

No ano de 2019, ele foi homenageado pela Assembleia Legislativa da Bahia. Ednaldo Rodrigues recebeu dos parlamentares a Comenda Dois de Julho, maior honraria do Legislativo da Bahia, entregue a pessoas que contribuíram com o desenvolvimento do Estado. Ele a recebeu justamente pelos serviços prestados à frente do futebol baiano."

Mais Vistas