Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Em busca do ‘tri’ da América! Flamengo e Palmeiras duelam para entrar na história!

Os dois últimos campeões da competição jogam para entrar no seleto grupo brasileiros de tricampeões do torneio

Palmeiras e Flamengo lutam pelo tricampeonato da Libertadores
Palmeiras e Flamengo lutam pelo tricampeonato da Libertadores - Alexandre Schneider (2021 Getty Images, Getty Images South America)

Por João Pedro Romanelli e Victor Braggion

Neste sábado (27), Palmeiras e Flamengo disputam a sonhada final da Copa Libertadores da América. A decisão, realizada em jogo único, acontece no Estádio Centenário, em Montevidéu, às 17h (horário de Brasília). Os times, que até 2019 tinham ganhado apenas uma vez essa competição, dois anos depois estão à beira da possível conquista do tricampeonato. Em 62 edições da Libertadores, essa será a primeira a reunir os dois últimos campeões, o Flamengo em 2019 e o Palmeiras em 2020.

Na última edição da competição, o Palmeiras se sagrou campeão contra o Santos no Maracanã, com o gol mais tardio numa final da Libertadores – aos 53 minutos e 29 segundos do 2º tempo, Breno Lopes de cabeça.

Diante do Santos, Palmeiras conquistou o bicampeonato da Libertadores
Diante do Santos, Palmeiras conquistou o bicampeonato da Libertadores

Essa partida pode ter sido uma das mais tensas do campeonato para o torcedor Palmeirense, mas não foi a única. Vale lembrarmos o complicado confronto contra o River Plate nas semifinais. No primeiro jogo, 3 a 0 para o time brasileiro na Argentina, parecia que tudo estava resolvido. Jogo de volta, 2 a 0 River com gol e pênalti dos argentinos anulados pelo VAR. O Palmeiras sobrevive ao sufoco dos argentinos e se classifica para final da competição.

Em 2019, esse mesmo River de Marcelo Gallardo enfrentou o Flamengo na final realizada em Lima, no Peru. A equipe carioca perdia por 1 a 0 faltando apenas 2 minutos para o fim do tempo regulamentar, até que o – Predestinado - Gabigol marcou aos 43 e 46 do segundo tempo e os rubro-negros voltaram a levantar a taça da Liberta após 38 anos.

Flamengo conquistou o bi da Libertadores em 2019 
Flamengo conquistou o bi da Libertadores em 2019 

Apesar dos momentos de tensão na final, perdendo a partida por grande parte do tempo, aquele time do Flamengo era incrível e jogou de maneira única sob o comando de Jorge Jesus. Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Arão, Gerson, Everton Ribeiro e De Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol eram os titulares do elenco, que mantém a base dos que provavelmente jogarão contra o Palmeiras neste sábado (27), mas com algumas diferenças. E entre elas, o auge da forma física de seus jogadores e algumas trocas pontuais, como Isla no lugar do Rafinha, David Luiz no Marí e Andreas Pereira onde jogava o Gerson.

Ambos os times possuem uma enorme história recente e antiga dentro da Libertadores da América! Em 1981, também em Montevidéu, o Flamengo conquistava a América pela primeira vez, em uma vitória por 2 a 0 sobre o Cobreloa do Chile, em partida em que o ídolo Zico brilhou e consagrou os rubro-negros.

Em 1999, foi a vez do Palmeiras entrar na história da glória eterna pela primeira vez. Em uma partida tensa e disputada com o Deportivo Cali, da Colômbia, Evair e Oséas conseguiram marcar os gols que levaram a partida para a decisão nos pênaltis. Zapata, que tinha marcado durante os 90 minutos para os colombianos, errou a última cobrança que deu o título para o alvi-verde.

O São Paulo se tornou o primeiro tricampeão brasileiro na Libertadores em 2005
O São Paulo se tornou o primeiro tricampeão brasileiro na Libertadores em 2005

Em busca do tri, Flamengo e Palmeiras podem se igualar e entrar na seleta lista de tricampeões, onde hoje tem São Paulo, Santos e Grêmio. O Tricolor Paulista foi o primeiro a conquistar tal feito, vencendo as Libertadores de 1992, 1993 e 2005. Logo depois, o Santos que foi o primeiro bi da competição, também se juntou ao São Paulo com o tricampeonato, conquistado em 1962, 1963 e 2011. O Grêmio chegou ao tri em 2017, antes o Imortal havia chegado à 'glória eterna’ em 1983 e 1995.

Os gigantes brasileiros jogam para dominar o futebol e chegar em um patamar nunca jamais visto! Patamar este, que o Independiente da Argentina chegou, mas desde então nunca o alcançaram. O time é o maior campeão da competição desde os anos 1970, colecionando sete títulos: 1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984.

Mais Vistas