Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

'Esse fantasma vai estar aqui por muito tempo', diz Braz sobre cobrança por retorno de Jorge Jesus

Em entrevista exclusiva à TNT Sports, vice de futebol do Flamengo falou sobre a disputa da Supercopa do Brasil contra o Palmeiras, planejamento para a temporada e renovações de contrato no elenco

Marcos Braz concedeu entrevista exclusiva à TNT Sports I Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Marcos Braz concedeu entrevista exclusiva à TNT Sports I Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Por Redação da TNT Sports

Nesta segunda-feira (8), Marcos Braz, vice de futebol do Flamengo, concedeu uma entrevista exclusiva à TNT Sports e falou sobre alguns assuntos que estão despertando a curiosidade do torcedor rubro-negro. O dirigente fez uma análise da temporada passada e também comentou sobre a forte cobrança que recebe dos flamenguistas pelo retorno de Jorge Jesus, comandante dos títulos da Libertadores e do Brasileirão de 2019.

O problema do Jorge Jesus não é com o Rogério, é com qualquer um que esteja no cargo. Eu também sou muito cobrado, por que você não traz o Jorge de volta, mas às vezes a gente não quer, não pode ou não deve responder. Eu acho que esse fantasma vai estar aqui muito tempo".

Ao ser questionado sobre possíveis renovações de contratos de jogadores do elenco, Braz revelou que ainda não começou negociação com ninguém. Por fim, demonstrou surpresa com a ausência do volante Gerson nas últimas convocações para a seleção brasileira.

Não sei porque o Gerson não está na Seleção Brasileira, não entendo porque não teve pelo menos uma chance. Com calma, tranquilidade, isso vai se acomodar. Mas vamos resolver a renovação na hora certa".

Confira a entrevista completa:

  • Descanso na temporada

"Acho que a temporada não passa só pelo título brasileiro. Se você fizer uma análise, essa temporada foi grandiosa, maior do que outros tempos aí. O Flamengo ganhou uma Recopa, que foi o primeiro campeonato internacional no Maracanã. O Flamengo ganha a Supercopa, ganha o Estadual e o Campeonato Brasileiro. Não foi só o Brasileiro, mas ficamos felizes com os resultados. O mais importante é que são dois anos consecutivos de bons resultados, vamos para o terceiro ano a frente, junto com o presidente Rodolfo Landim, e ver se conseguimos manter o padrão e essas vitórias dentro do campo esportivo.

Acho que não poderia deixar de falar que foram dois anos muito duros, as pessoas tendem a esquecer ou tendem a minimizar, mas assim, o Flamengo teve o maior acidente da história logo com um mês, em relação às crianças do Ninho. No outro ano, enfrentamos uma pandemia que sequer sabemos onde vai acabar. Mesmo assim o Flamengo, diretoria, companheiros aqui e jogadores, acho que a gente passou aí acima da média do que gostaríamos ou precisaríamos".

  • Avaliação dos "meninos" no Cariocão

"Olha só, eu acho que o elenco são todos homens, muitos não são mais meninos, temos jogadores que fizeram parte do elenco do oitavo título brasileiro do Flamengo. São jogadores que entram um pouco menos quando estão todos, mas acho que isso demonstra a força do Flamengo também na criação desses jogadores. Acho e deixo isso bem claro no começo dos jogos que eles ali estão representando o Flamengo, são profissionais do Flamengo e tem que colocar um pouco de responsabilidade neles tabém. Quando é pra falar de outros assuntos, os empresários sabem pedir e questionar, então também tem que ter o outro lado do dirigente e da diretoria cobrar na hora certa, vamos lá que agora que é com vocês. Estão de parabéns, a comissão técnica do sub20, está bem mesclado e os resultados não poderiam ser melhores.

São boas projeções, tem Ramon de um lado, Matheuzinho do outro, Max que entrou e há 10 meses estava no Tupi, isso é legal, começar a ver esse ambiente profissional. Eu tenho a oportunidade de estar nos dois vestiários, são vestiários diferentes, mas a gente está bem representado e tomara que siga assim. Eles sigam focados, sabendo que ainda tem muita estrada pra percorrer. Não é porque chegaram aos profissionais do Flamengo que isso basta. É difícil chegar, e mais ainda permanecer. A gente tenta não se animar, mas é no sentido de passar pra eles essa responsabilidade e continuidade que vai ser o melhor pra eles, não só para o Flamengo.

  • Planejamento nessa retomada

"Rogério está no CT e não está dando treino, está trabalhando. Temos coisas a conversar, mas ele já chegou e vamos conversar essa semana. Com certeza está acompanhando o treinamento dos atletas que estão aqui e, depois é uma análise dele e da comissão, evidente que a gente fala algumas coisas. Mas por um percentual muito grande, é ele quem tem que decidir quem fica e quem não fica para a temporada de 2021".

  • Fantasma de Jorge Jesus

"Eu acho que isso é cultura do futebol brasileiro, do futebol sul-americano, em que todos fazem parte dessa cultura: dirigente, torcedor, jornalista, blogueiro. Não sei se é certo ou errado, mas todos estão dentro desse processo de não dar tempo. Isso não é só no Flamengo, mas do futebol Brasileiro como um todo. De 2013 a 2019, naqueles seis anos, o Flamengo teve 13 técnicos. Isso significa um técnico a cada cinco meses. Eu posso te afirmar, que em nenhum lugar do mundo, profissional e correto, você sobrevive a isso.

Quando chegamos aqui, um dos pontos que eu sempre questionava era o que a gente poderia fazer para não fazer parte desse processo. Suportar dentro do que pode de quando você contrata um técnico, se os resultados não vierem, você está aqui analisando o dia a dia e vendo que ele está no norte certo, que você possa dar esse tempo de trabalho. O único técnico que mandamos embora em 2 anos e 3 meses, foi o Dome. O Abel pediu pra ir embora, Jorge Jesus pediu pra ir embora. Eu fico muito feliz e o departamento de futebol, de poder combater isso aí e pelo menos tentar. Espero que o Rogério continue aqui por muito tempo".

  • Ceni e Jorge Jesus

"Eu acho que quando a gente fala de Jorge Jesus não é só página virada. Ele foi um grande técnico. Eu estou à vontade para falar dele, porque é engraçado que eu trouxe o Dome e não o Jorge. Tem que pedir pros jornalistas decidirem: ou eu trouxe os dois, ou nenhum. O cara pode não gostar de mim, mas não pode ser seletivo. O Jorge, se tem uma saudade, um respeito e uma consideração por ele, foi pelo que ele ganhou. É um bom sentimento. Acho que qualquer um vai ter que conviver com isso. Se souber conviver com isso, não acho nada demais. Acho que o Jorge e a comissão técnica dele tiveram uma passagem brilhante, mas o Flamengo já conseguiu vencer um Brasileirão sem ele e a vida continua. Ninguém vai ser fantasma de ninguém. A gente tem que aprender a conviver com isso. O Rogério é o atual campeão brasileiro, um técnico novo, 4, 5 anos de trabalho e, com todo o respeito pelo Fortaleza, ele passou pelo São Paulo, eu acho que ele, pelo tamanho dele dentro do São Paulo e pela relação, ele não deveria ter começado por ali, isso é uma avaliação minha e não dele.

Enfim, ele está nesse processo novo. Chegou no Flamengo e também precisava de tempo para se adaptar, pra impor a metodologia. As pessoas são diferentes, Rogério está em um processo, está há quatro meses só com a gente. Acho que vão acostumando com ele aí e depois, não tendo o Rogério, tendo outra pessoa, também vão lembrar do Jorge Jesus. O problema do Jorge Jesus não é com o Rogério, é com qualquer um que esteja no cargo. Eu também sou muito cobrado, por que você não traz o Jorge de volta, mas às vezes a gente não quer, não pode ou não deve responder. Eu acho que esse fantasma vai estar aqui muito tempo".

  • Negociação com Rafinha

"Vou falar de qualquer assunto com você, do Rafinha você vai perguntar para o seu companheiro Vitor Sérgio, que deu hoje um tweet falando que tudo acontece aqui quando o Bruno toma a frente, então pede pra produção para ligar para o Bruno, que vai estar muito mais informado do que eu. Com certeza a fonte dele é muito boa e se diz que, em relação ao Rafinha, só funcionam com o Bruno, pergunta pra ele aí".

  • Renovação de Gerson por mais um ano, até dez 2024

"A gente ainda não começou o processo de renovação do Gerson, nem de ninguém. Estávamos na reta final de campeonato, que estourou a data de dezembro, mas fizemos a opção de começar a analisar isso após o fim do Campeonato Brasileiro. Isso é normal, tem algumas situações, o jogador ou empresário pede um valor, faz um questionamento, a gente apresenta outro e isso precisa ser conversado com o jogador também para que ele entenda também o processo. Como estávamos pensando apenas na reta final do Campeonato Brasileiro, a gente preferiu tocar daqui pra frente, mas não começamos a tocar ainda, mas é um processo natural.

Acredito que vamos ter que conversar com outros jogadores também. Talvez não seja o melhor momento de sentar para uma negociação, mesmo que a gente entenda que tem que fazer uma reflexão sobre os números, dar uma melhorada, é um processo natural. A gente tem muitas incertezas hoje e vamos fazer muito devagar, com muita calma. Isso estamos fazendo em todos os aspectos, desde um que está vindo do Sub-20, até um craque como ele. Não sei porque o Gerson não está na Seleção Brasileira, não entendo porque não teve pelo menos uma chance. Com calma, tranquilidade, isso vai se acomodar. Mas vamos resolver a renovação na hora certa".

  • Possível proposta por Roger Guedes

"O Roger Guedes, se analisar, é grande jogador, acima da média. Mas não temos nada, não vimos nada sobre isso aqui. A torcida sempre pede os grandes jogadores e está no papel dela, mas estamos fazendo as coisas muito devagar, mas não tem nada com o Roger Guedes hoje. Às vezes, por exemplo no caso do Miranda, perguntavam se ele interessava ao Flamengo. Dependendo de como é perguntado e como é passado, é muito ruim para todos.

Miranda é um cara que tem uma história linda no futebol, só que a gente não tinha pensado em contratar ele. É um momento de muita incerteza, tem que ter tranquilidade e precisão nas decisões, de quem vai renovar, contratar. O Bruno Viana, por exemplo, queríamos contratar há muito tempo e conseguimos trazer sem custos por um problema dele com o técnico e com o Braga. A nossa ideia é respeitar o momento de pandemia e tratar desses temas dessa maneira".

  • Futuro de Rodinei

"Eu não tenho novidade ainda em relação a isso, pois ainda não tive a oportunidade de conversar com o Rogério com calma. A gente não teve ainda essa conversa, mas sendo bem franco e tranquilo. O Rodinei é um atleta que tem mais três anos de contrato com o Flamengo, ele teve um contrato renovado seis meses antes da gente chegar. É um jogador querido pelo grupo, as pessoas nunca tiveram problema com ele, só que temos que resolver. O Flamengo não pode ficar sistematicamente emprestando ele sem nenhuma vantagem. Do mesmo jeito que o Flamengo paga por alguns empréstimos, o caso dele em relação ao Inter também terá que ter algum dinheiro envolvido nisso".

  • Supercopa contra Palmeiras

"Acho que foi merecido. O Palmeiras jogou de uma maneira firme no Sul, depois da expulsão deu uma equilibrada, voltou para jogar no seu estádio e também ganhou o jogo. Foi merecido. Parabéns ao Palmeiras. Eu tenho certeza absoluta que dia 11 de abril será um grande jogo decidido no campo, de duas equipes que estão sendo protagonistas nesses anos.

Que o Flamengo consiga entrar para o terceiro ano com vitórias, é um campeonato importante. É um título nacional que a gente também quer ganhar e conseguir vencer mais uma vez. É uma pena ainda não ter público em um jogo como esse. Imagina se as coisas já estivessem adiantadas, seria legal para todo mundo envolvido no processo, mas, infelizmente, acho que ainda não teremos essa fotografia".

Mais Vistas