Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

FPF aprimora protocolo de saúde para tentar retorno do Paulistão

Federação Paulista de Futebol já havia tentado persuadir o governo do estado de SP e o Ministério Público com protocolo mais rígido e "bolha"

Fachada da FPF, em São Paulo
Fachada da FPF, em São Paulo (Divulgação/FPF)

Por TNT Sports

A Federação Paulista de Futebol (FPF) emitiu uma nota, na tarde desta segunda-feira (29), detalhando as conversas com os 16 clubes participantes do Campeonato Paulista, visando o retorno do torneio num futuro próximo.

Quer assistir a todos os jogos da Champions League e a maior cobertura do Campeonato Italiano? Então, clique aqui e assine o Estádio TNT Sports!

A entidade afirmou que realizou um aprimoramento no protocolo de saúde, a partir do agravemento da pandemia, que culminou com a paralisação do Paulistão até, no mínimo, o dia 11 de abril, com o fim do lockdown.

"O modelo prevê a organização de ambientes controlados, em que os clubes ficarão isolados em centros de treinamento ou hotéis, se deslocando apenas para os jogos. O documento cita ainda maior frequência de testagens, redução de efetivo de pessoas nos jogos, entre outras medidas de controle. O conceito será levado ao Ministério Público Estadual, em reunião a ser realizada nesta noite, e ao Governo do Estado de São Paulo", diz uma parte da nota.

A FPF precisaria convencer o Ministério Público para poder voltar a realizar partidas no estado de São Paulo. Haverá uma reunião ainda nesta segunda com o órgão.

Confira, na íntegra, a nota da Federação Paulista de Futebol:

A Federação Paulista de Futebol, os 16 clubes do Paulistão Sicredi, os Sindicatos dos Atletas, dos Árbitros e dos Treinadores se reuniram virtualmente nesta segunda-feira. Abaixo, as deliberações deste encontro:

• O Comitê Médico da FPF, presidido pelo Prof. Dr. Moisés Cohen, se reuniu na última semana com os médicos dos 16 clubes da competição. Do encontro, a partir do agravamento da pandemia, foi definido um aprimoramento do já rigoroso Protocolo de Saúde da competição. O modelo prevê a organização de ambientes controlados, em que os clubes ficarão isolados em centros de treinamento ou hotéis, se deslocando apenas para os jogos. O documento cita ainda maior frequência de testagens, redução de efetivo de pessoas nos jogos, entre outras medidas de controle. O conceito será levado ao Ministério Público Estadual, em reunião a ser realizada nesta noite, e ao Governo do Estado de São Paulo;

• Os clubes e a FPF ressaltam que este cenário com a renovação da fase emergencial gera um enorme retrocesso no controle de saúde dos atletas e comissões técnicas, além de um enorme prejuízo técnico. Por esta razão, a FPF e os clubes apresentarão ao Ministério Público e ao Governo do Estado de São Paulo a necessidade de realizar partidas da competição no Estado de São Paulo até 11 de abril, sob este protocolo aprimorado e seguro do ponto de vista médico;

• O Futebol Paulista, sob este mais rigoroso protocolo, seguirá contribuindo para o controle e prevenção do agravamento da pandemia, com testagens constantes em atletas, comissões técnicas e funcionários dos clubes, especialmente dos assintomáticos (maioria dos atletas).

Mais Vistas