Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Flamengo: Gabigol é suspenso por 2 anos por tentativa de manipular exame antidoping

Rubro-Negro ainda poderá apelar contra punição

Gabigol é punido com dois anos de suspensão
Gabigol é punido com dois anos de suspensão (Eduardo Carmim, Photo Premium/Gazeta Press)

Por Redação da TNT Sports

O atacante Gabriel Barbosa foi suspenso por dois anos por tentativa de fraude do exame antidoping. O julgamento, que se iniciou na última semana, teve seu final nesta segunda-feira (25), com o anúncio da punição ao atleta do Flamengo. Cabe recurso por parte do clube.

A pena começou a valer a partir de de abril de 2023, ou seja, ele poderá ficar parado até abril de 2025. Ela foi aprovada por placar apertado no julgamento: 5 a 4. Gabigol foi acusado por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que faz referência a "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle". O código prevê suspensão de até quatro anos em caso de condenação, portanto Gabi teve, teoricamente, sua punição atenuada.

A denúncia ao jogador foi realizada em dezembro, e a defesa foi enviada no final de janeiro deste ano. Gabi foi defendido pela equipe do advogado Bichara Neto, que também este junto com Paolo Guerrero quando o peruano foi punido por doping nos tribunais da Fifa, em 2017.

O caso de Gabigol aconteceu no dia 8 de abril de 2023, quando o atacante foi acusado de demorar para a realização do exame e não seguir os procedimentos indicados.

Entendemos que a suspensão de um atleta por dois anos, sem que tenha sido encontrada substância proibida em seus exames, é uma medida extrema para um caso que parece mais de desrespeito ao Oficial de Controle de Doping do que propriamente de tentativa de fraude ao processo de controle de dopagem", diz Gabriel Caputo, advogado especialista em direito desportivo, em texto enviado à TNT Sports Brasil.

Para outro advogado, Maurício Corrêa da Veiga, por outro lado, a punição foi corretamente aplicada, mas há chances de o jogador ser absolvido.

Apesar das chances reduzidas de reversão da decisão, considerando a gravidade da infração cometida, teoricamente é possível uma absolvição. No entanto, é importante ressaltar que, caso haja recurso por parte do atleta, a pena não poderá ser aumentada, conforme estabelecido pelas normas", comentou.

Veja a nota oficial do Flamengo abaixo:

O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada.

Mais Vistas