Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Fortaleza vence dois candidatos ao título nas primeiras rodadas do Brasileirão e confirma crescimento dentro e fora de campo

Gestão atual é marcada pelo retorno do clube às principais competições do país, com títulos nacionais, regionais e estaduais

 - Fernando Moreno/AGIF (Fernando Moreno/AGIF)
- Fernando Moreno/AGIF (Fernando Moreno/AGIF)

Por Redação da TNT Sports

Após vencer o Atlético-MG na estreia do Brasileirão, o Fortaleza goleou o Inter por 5x1 no Castelão e deu continuidade à sequência de bons resultados conquistados pela equipe na atual temporada. O time comandado pelo argentino Pablo Vojvoda soma seis vitórias nas últimas oito partidas, e conquistou o tricampeonato estadual de forma invicta no mês passado. Os resultados alcançados recentemente comprovam a boa fase vivenciada pelo tricolor, e os triunfos sobre Atlético-MG e Inter, dois candidatos ao título, demonstram que o protagonismo do Fortaleza ultrapassa os limites regionais e se expande ao cenário nacional.

O clube assumiu a liderança do Brasileirão e deu sequência a uma série de 17 jogos de invencibilidade. Após um início de trabalho avassalador e a conquista do título estadual, Vojdova caiu nas graças do torcedor tricolor, e nos oito jogos em que o argentino esteve no comando, a equipe atingiu um aproveitamento de 83%, com 28 gols marcados e apenas quatro sofridos. Além do treinador, outro personagem que foi contratado a pouco tempo e vem desempenhando um papel importante no Leão é o meia-atacante Yago Pikachu, que anotou três gols em dois jogos e colaborou para o excelente início da equipe no Campeonato Brasileiro.

“Internamente, nós valorizamos muito as nossas conquistas e os resultados atingidos recentemente, porque sabemos como é difícil manter um nível de estrutura e logística de alto nível, com um elenco qualificado. Temos muita humildade, pés no chão e gratidão à Deus pelas coisas que vêm acontecendo no clube, a vitória sobre duas potências do futebol brasileiro, favoritos ao título do Brasileirão e classificados às oitavas da Libertadores, mostram que estamos no caminho certo. Estou muito feliz com o desempenho do nosso time, da comissão técnica, e tenho certeza que o torcedor tricolor compartilha desse sentimento”, afirmou Marcelo Paz, presidente do clube.

A gestão de Paz tem como destaque a conquista de bons resultados esportivos e administrativos. O dirigente assumiu o cargo em 2017, foi responsável pela chegada de Rogério Ceni e comandou a construção do Centro de Excelência Alcides Santos, que contou com recomendações de Ceni e possui estruturas para a recuperação de atletas, hotel, academia, área de fisioterapia, refeitórios e piscinas. Desde a chegada de Paz à presidência, o Fortaleza conquistou a Série B e a Copa do Nordeste, em 2019, e se sagrou campeão nos últimos três campeonatos estaduais, totalizando cinco títulos em quase quatro anos de gestão.

Os resultados dentro de campo refletem a organização apresentada pelo clube fora das quatro linhas, pautada no equilíbrio financeiro e na proximidade com o torcedor. A dívida atual do Fortaleza é uma das menores entre os participantes da Série A, e não prejudica a instituição economicamente. Um dos aspectos de impacto no faturamento da entidade foi a ausência de bilheteria, visto que no ano de 2019 o Fortaleza atingiu a quarta melhor média de público do país, com 27.476 pagantes. Mesmo com as adversidades impostas pelo cenário atual, o clube conseguiu se manter estabilizado financeiramente e fechou cinco novos contratos de patrocínios durante o período de pandemia, com destaque para o acordo do espaço máster, negociado com o grupo Zenir e anunciado no mês passado.

“A pandemia impôs grandes desafios administrativos, e o fato de trabalharmos com recursos reduzidos tornou a nossa margem de erro muito pequena, o que aumentou a nossa responsabilidade nas contratações e nas decisões esportivas. A bilheteria sempre foi um vetor importante no nosso faturamento, o Fortaleza sempre teve um apoio muito grande das arquibancadas, estádios lotados, isso faz parte da nossa história. Mesmo com a pandemia, o torcedor está contribuindo, é importante para a instituição estar próxima do torcedor, é parte do nosso DNA”, declarou Marcelo Paz.

Recentemente, o Fortaleza anunciou o lançamento do Onlaion, programa de sócio digital com o intuito de aproximar o torcedor do dia a dia da equipe. Desenvolvida pela empresa Sportheca, a plataforma é voltada ao consumo de conteúdo digital e busca unir a tecnologia à paixão dos torcedores. Por meio de um aplicativo disponível para aparelhos Android e IOS, os assinantes poderão mandar perguntas para entrevistas coletivas, conferir vídeos de bastidores, participar de decisões do clube e ter acesso a experiências de interação exclusivas. Para quem já é sócio-torcedor, o acesso ao app será gratuito durante seis meses a partir do cadastro, e as opções de assinatura são mensais, trimestrais ou anuais, com valores a partir de R$6,70 por mês.

Segundo o executivo Renê Salviano, especialista em marketing esportivo e dono da agência Heatmap, manter uma relação de proximidade com o torcedor na pandemia é essencial. “Durante esse período com estádios vazios, a realização de ações de engajamento com a torcida é fundamental. Ainda que o torcedor esteja distante fisicamente, a paixão dele continua a mesma, e a relação dele com o clube precisa ser alimentada, especialmente no âmbito digital. Ao manter o torcedor engajado, a aquisição de novas parcerias comerciais também é facilitada, as marcas buscam, além da exposição, estabelecer uma conexão com a torcida, realizar ativações, e para isso acontecer é preciso que o torcedor esteja próximo do clube”, declarou o especialista, que possui mais de 20 anos de experiência no mercado esportivo.

O Fortaleza tem feito ações nesse sentido, tanto nas redes sociais, como na criação do novo programa de sócio digital, que busca oferecer ao torcedor um novo tipo de entretenimento e de relação com a entidade. “Iremos produzir conteúdos exclusivos com conteúdos pós-jogo, quizzes, pequenas decisões sobre uniforme, para que a nossa torcida tenha uma relação que vá além do jogo transmitido na TV e se conecte com o time de uma maneira inovadora”, finalizou Paz.

É inegável que, por meio da responsabilidade financeira, cuidado na relação com o torcedor, conquistas esportivas e investimentos em estruturas de treinamento, o Fortaleza valorizou sua marca e se estabeleceu como uma das grandes potências do cenário brasileiro. O fato de ter uma dívida controlada, com a gestão pautada em princípios modernos e um alto poder de captação de patrocinadores permite que o clube transmita uma imagem de credibilidade e confiança. Além disso, os cinco títulos conquistados nos últimos anos e o futebol apresentado nesta temporada comprovam o trabalho expressivo realizado pelo clube dentro e fora das quatro linhas.

Mais Vistas