Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Futebol feminino terá a criação da Supercopa do Brasil para 2022

A categoria brasileira ganhará um novo campeonato nacional para o próximo ano

Presidente da CBF vê passo positivo na criação da Supercopa feminina
Presidente da CBF vê passo positivo na criação da Supercopa feminina - Thiago Ribeiro/AGIF (Thiago Ribeiro/AGIF)

Por Redação da TNT Sports

Na manhã desta quinta-feira (04), a Confederação Brasileira de Futebol anunciou que, a partir de 2022, o futebol feminino terá mais uma competição nacional, a Supercopa do Brasil. O objetivo é reunir oito times entre os melhores classificados no Campeonato Brasileiro A1 e A2 deste ano, com disputa prevista para os meses de fevereiro e março.

O presidente da CBF, Rogério Caboclo, declarou que esse é mais um passo na valorização da categoria, que vem sendo uma das prioridades da entidade. "Com a criação da Supercopa do Brasil, atendemos à constante demanda por um calendário cada vez mais encorpado para nossos clubes. Esse é um dos grandes desafios, permitir que as atletas joguem em alto nível durante toda a temporada", disse ao site oficial da Confederação.

O novo campeonato funcionará em mata-mata, com vagas distribuídas entre os 12 melhores classificados do Brasileirão A1 e os quatro melhores do A2, limitadas a um representante por unidade federativa. Caso o critério ainda faça com que alguma vaga não seja suprida, a Federação melhor posicionada no Ranking Nacional de Futebol Feminino deste ano terá direito a dois lugares.

Ainda sobre o regulamento, os jogos serão definidos por sorteio e o mando de campo será da equipe cuja Federação seja a melhor posicionada no ranking. A primeira fase terá partidas únicas, mas a semifinal e a final serão disputadas em jogos de ida e volta.

Nosso objetivo é uma competição emocionante, que premie as equipes com melhor desempenho no Campeonato Brasileiro. Dessa forma também suprimos uma lacuna no calendário, dando às jogadoras a oportunidade de iniciar mais cedo a temporada e aos clubes a chance de começarem o ano disputando um título nacional", explica Aline Pellegrino, coordenadora de competições femininas da CBF.

Hoje, o futebol feminino brasileiro tem duas competições profissionais, o Brasileirão A1 e A2, e três nas categorias de base: Brasileirão sub-18, sub-16, além da Liga de Desenvolvimento sub-16 e sub-14.

Mais Vistas