Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

GUIA DO PAULISTÃO: Palmeiras é favorito em grupo com possíveis 'surpresas'

Mirassol vem conseguindo bons resultados nos últimos anos e promete disputa com Palmeiras, Ituano e Botafogo-SP

Palmeiras, Ituano, Botafogo-SP e Mirassol compõem o grupo C do Paulistão
Palmeiras, Ituano, Botafogo-SP e Mirassol compõem o grupo C do Paulistão

Por João Pedro Romanelli, Larissa Carvalho e Victor Braggion

O grupo C do Paulistão surge com o Palmeiras como franco favorito à liderança. Os outros times do grupo, no entanto, prometem uma boa disputa e podem complicar a vida do Verdão.

Vale lembrar, no entanto, que os times não se enfrentam entre si na primeira fase. Pelo regulamento, as equipes enfrentarão as outras 12 equipes do Paulistão na primeira fase e os dois primeiros colocados se classificam para as quartas de final, nas quais se enfrentam entre si.

Confira, abaixo, um guia completo dos quatro times do grupo:

PALMEIRAS

Atual campeão da Libertadores, o Palmeiras chega como um dos favoritos ao título do Paulistão 2022. O clube deve utilizar o início da competição como forma de preparação para o Mundial de Clubes, que acontece em Fevereiro. O comandante português Abel Ferreira, busca conquistar um título inédito à frente do clube e a terceira final consecutiva do Verdão na competição.

Da última temporada pra cá, o Palmeiras teve algumas baixas em seu elenco, perdendo medalhões como Felipe Melo, Willian Bigode e o goleiro Jailson. Mesmo assim, o time que conquistou a América segue intacto com direito a cinco reforços já anunciados para a temporada: o meio-campista Atuesta, o goleiro Marcelo Lomba, o atacante Rafael Navarro, o volante Jailson e o zagueiro Murilo.

O Verdão fará a estreia no Paulistão já neste domingo (23), em confronto com o Novorizontino, na cidade de Novo Horizonte. Abel Ferreira deve utilizar a equipe que disputará o Mundial como forma de preparação, sendo a base do time aquela que conquistou a Libertadores.

Craque do time: Raphael Veiga

Juan Mabromata/AFP via Getty Images
Juan Mabromata/AFP via Getty Images

Autor de um dos gols que consagrou o Palmeiras tricampeão da América em 2021, Raphael Veiga tem se tornado cada vez mais importante na equipe do Palmeiras aparecendo em jogos decisivos. O meia de 26 anos participou de incríveis 56 jogos pelo Verdão na última temporada, marcando 18 gols e contribuindo com 4 assistências.

Time base: Weverton, Marcos Rocha, Piquerez, Luan, Gustavo Gómez e Murilo, Zé Rafael, Danilo, Raphael Veiga, Dudu e Rony

Opinião do especialista: Mauro Beting, comentarista da TNT Sports.

Palmeiras irá encarar o Paulistão com maior atenção do que quando foi vice em 2021 (quando só pôde escalar força máxima a partir da semifinal). Começa a todo vapor para se preparar ao Mundial. E, depois, não terá o calendário insano que teve que encarar na temporada passada. Ao lado do Corinthians, quem tem maior potencial de chegar à decisão."

Melhor campanha na história: 23 títulos (sendo o último em 2020).

ITUANO

A temporada de 2022 promete ser empolgante para o torcedor do Ituano. O clube, que é o último time do interior a conquistar o torneio, também chega neste ano como o atual campeão da Série C do Brasileirão. Comandado pelo técnico Mazola Jr, o time de Itu manteve praticamente todo o time que fez parte da conquista inédita no campeonato nacional.

Além do time campeão, o Ituano também conta com um grande reforço para a disputa do Paulistão, trata-se do badalado atacante Neto Berola, que já teve passagens por gigantes como o Santos e o Atlético-MG. A estreia do Galo de Itu está prevista para o dia 26/01, diante do Novorizontino, na cidade de Itu.

Melhor campanha na história: Campeão (2002 e 2014)

BOTAFOGO-SP

O Botafogo-SP se prepara para iniciar a quarta temporada do Paulistão como clube-empresa, formato que adotou em 2018. Leandro Zago é o técnico que comanda a equipe, formada por 25 atletas, dos quais 17 permanecem da última temporada. Entre os oito contratados, estão o atacante Tiago Reis, ex-Vasco, o atacante Matheus Carvalho, que disputou jogos da Champions League pelo Monaco, da França, e o lateral direito uruguaio Luis Morales, que jogava na primeira divisão do campeonato uruguaio pelo Sud América.

O Tricolor fez uma boa pré-temporada e não perdeu nenhum dos três jogos-treinos que realizou. Venceu o Lemense e o Sertãozinho, ambos pelo placar de 1 a 0, e empatou em 1 a 1 com o Velo Clube. A equipe estreia no Campeonato Paulista em partida marcada para a próxima terça-feira (25), às 19h, contra o time do Santo André, no estádio Santa Cruz.

Melhor campanha na história: vice-campeão (2001).

MIRASSOL

Depois de duas boas sequências no Paulistão, alcançando a semifinal do campeonato em 2020 e 2021, o Mirassol chega otimista para a campanha de 2022. O objetivo principal certamente é o de repetir os feitos anteriores e, novamente, chegar pelo menos à semi. Diferentemente de anos passados, o calendário agora começa bem apertado, com jogos não só do estadual, mas também da Copa do Brasil e da Série C.

Comandado pelo técnico Eduardo Baptista, o elenco profissional conta com Camilo, meia ex-Chapecoense e Internacional, o zagueiro Luís Oyama, campeão brasileiro da Série B pelo Botafogo na última temporada, e o atacante Fabrício Daniel, ex-América-MG. Além dos experientes lateral-direito Ivan, ex-Fortaleza e Goiás, e o zagueiro Ednei, ex-Ponte Preta.

O Leão já começou o ano com o "pé-direito", sendo vice-campeão paulista sub-20 em 2021 e agora chegou às quartas da Copinha. A equipe está no Grupo C, junto com Palmeiras, Ituano e Botafogo-SP. A equipe estreia dia 27, às 20h, contra o Red Bull Bragantino, no estádio José Maria de Campos Maia.

Melhor campanha da história: 3ª colocação (2020).

Mais Vistas