Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

GUIA DO PAULISTÃO: São Paulo desponta como favorito no grupo B, que pode ter surpresas

Grupo B do Paulistão será formado por São Paulo, Ferroviária, Novorizontino e São Bernardo

Grupo B do Paulistão terá São Paulo, Ferroviária, Novorizontino e São Bernardo
Grupo B do Paulistão terá São Paulo, Ferroviária, Novorizontino e São Bernardo

Por Dudu Alves e Priscila Senhorães

O grupo B do Paulistão surge com o São Paulo como franco favorito à liderança. Os outros times do grupo, no entanto, prometem uma boa disputa e podem complicar a vida do Tricolor.

Vale lembrar, no entanto, que os times não se enfrentam entre si na primeira fase. Pelo regulamento, as equipes enfrentarão as outras 12 equipes do Paulistão na primeira fase e os dois primeiros colocados se classificam para as quartas de final, nas quais se enfrentam entre si.

Confira, abaixo, um guia completo dos quatro times do grupo:

SÃO PAULO

O Tricolor paulista chega no Paulistão 2022 com a intenção de defender a taça conquistada em 2021, ainda sob o comando de Hernán Crespo, para começar a temporada com o pé direito e acabar de vez com a má fase que já dura alguns anos.

A principal ideia da diretoria do São Paulo de 2021 para 2022 foi manter uma base de seu elenco, ao mesmo tempo em que reforçou a equipe em posições pontuais e limpou o elenco de jogadores que estavam encostados e não vinham sendo tão úteis para o técnico Rogério Ceni. Como reforços, chegaram ao Tricolor o goleiro Jandrei, o lateral direito Rafinha e os meio-campistas Alisson, Nikão e Patrick.

A estreia do São Paulo no Campeonato Paulista acontece na próxima quinta-feira (27), quando a equipe de Rogério Ceni visita o Guarani fora de casa, às 21h30 (de Brasília). A tendência é que o Tricolor tenha força máxima na estreia, exceto em casos surpresas que surjam de infectados por coronavírus no plantel.

Aspas da especialista: Priscila Senhorães, setorista do São Paulo na TNT Sports.


O São Paulo chega forte para o Paulistão em 2022, principalmente por ter conseguido manter seu time titular de 2021 intacto e não ter perdido garotos da base durante as férias. Além disso, com os reforços, o Tricolor se consolida como um dos favoritos pela força tática e técnica que tem do meio-campo pra frente, com opções de qualidade em seu elenco. Acho que o time de Rogério Ceni pode surpreender e defender o campeonato de 2021."

Time base: Tiago Volpi; Rafinha, Arboleda, Miranda e Reinaldo; Luan, Gabriel Sara e Nikão; Luciano,
Rigoni e Calleri.

Melhor jogador: Gabriel Sara

Alexandre Schneider/Getty Images
Alexandre Schneider/Getty Images

O jogador se mostrou uma grande potência da equipe do São Paulo na temporada de 2021, sendo o líder de finalizações no mesmo período.

Melhor campanha da história: campeão (23 títulos, sendo o atual vencedor).

FERROVIÁRIA

Após uma temporada de 2021 batendo na trave na Série D, ficando a um jogo de conseguir o acesso, a Ferroviária aposta na renovação de Elano, manutenção de parte do elenco, aproveitamento de jovens da base e contratação de reforços para chegar ainda mais forte para o Campeonato Paulista de 2022.

Ao todo, a Ferroviária contratou 14 jogadores para a temporada 2022: o goleiro Gabriel Gasparotto, os zagueiros Arthur Henrique e Didi, os laterais Vidal, Rafael Luiz, Breno Lopes e João Lucas, os meio-campistas Uillian Correia, Gegê, Vitinho e Murilo Rangel, além dos atacantes Bruno Mezenga (que foi artilheiro do último Paulistão pelo clube), Netto e Tcharlles.

No último ano, a Ferrinha fez a quarta melhor campanha no geral, ficando à frente de clubes como Santos e Palmeiras, mas acabou caindo nas quartas de final diante do São Paulo, que viria a ser o grande campeão.

Em entrevista exclusiva à TNT Sports, o técnico Elano almeja grandes voos para a Ferroviária, mas respeitando os adversários, muitos dos quais têm orçamentos maiores do que o clube de Araraquara.

Temos que trabalhar. Quero primeiro ganhar os jogos, a gente sabe que o campeonato é difícil, temos que respeitar algumas equipes que, em questão de elenco, estão na nossa frente, mas acredito que temos um time competitivo, de qualidade, para a gente ter um bom campeonato”.

Melhor campanha no Paulistão: 3ª colocada (1959 e 1968)

NOVORIZONTINO

“Caçula” da elite do futebol paulista, o Novorizontino chega para o campeonato de 2022 com o objetivo de voltar a disputar a fase de mata-mata da competição, que não alcança desde 2019, quando caiu nas quartas de final diante do Palmeiras.

Na edição de 2021, o clube de Novo Horizonte sofreu uma eliminação dolorosa na primeira fase. Em grupo complicado, com Red Bull Bragantino e Palmeiras, o time conseguiu somar 19 pontos, ficando entre as oito melhores campanhas da primeira fase. No entanto, o clube não conseguiu a classificação por ficar em terceiro no grupo.

Para 2022, o time aposta em contratações pontuais para fortalecer o elenco em busca de uma boa campanha no Paulistão em sua sétima participação consecutiva, visando um bom início de temporada para chegar com moral em sua estreia na Série B do Brasileirão.

Até aqui, o Tigre do Vale contratou cinco jogadores. São eles os zagueiros Isaque e Walber, o lateral direito Lucas Ramon, o meia Marcinho e o atacante Chrigor.

Melhor campanha no Paulistão: 5º colocado (2018)

SÃO BERNARDO

De volta à Série A1 do Paulistão após cinco anos, o São Bernardo chega para a competição como campeão da Série A2 e com o objetivo de se manter na elite do Estadual. O time comandado por Márcio Zanardi vem treinando desde o começo de dezembro.

A equipe do ABC Paulista é uma das mais “novas” da elite do Estadual, tendo sido fundada em dezembro de 2004, e vem para a sua sétima participação no Paulistão com um elenco muito reformulado em relação à última temporada.

No total, 12 jogadores deixaram o clube, enquanto sete atletas foram contratados para a temporada 2022. São eles o goleiro Alex Alves, os zagueiros Ítalo, Joílson e Matheus Salustiano, o lateral Gabriel Inocêncio, o volante Léo Gomes e o atacante Rafinha.

A última temporada do Bernô foi histórica. O clube, que em 2019 foi comprado pela empresa Magnum Relógios, conseguiu a conquista da Copa Paulista e disputará, pela primeira vez em sua curta história, a Série D do Brasileirão em 2022.

Para o Paulistão deste ano, o técnico Márcio Zanardi não aposta em uma estratégia “fixa” para o clube do ABC, mas sim espera mudar o jeito de jogar de acordo com os adversários

Eu tenho uma característica de entender que cada jogo é um jogo, criar estratégia em cada jogo, claro que a gente sabe da dificuldade de jogar contra equipes grandes, mas eu falo pros jogadores que tem que ter coragem, o São Bernardo vem pra mostrar um modelo bacana de jogo, competitivo, principalmente nesse cenário dos treinadores brasileiros tendo todo essa repercussão dos estrangeiros. É importante, há espaço pra todo mundo que seja bom, mas tem ueq credenciar nosso trabalho, a gente vem pra jogar e competir.”

Melhor campanha no Paulistão: 6º colocado (2016)

Mais Vistas