Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Grêmio estuda como pedir anulação de partida e solicita áudios do VAR à CBF

Será enviado ofício a Confederação nesta segunda-feira, após clube se sentir prejudicado em partida contra o São Paulo

Geromel reclama com arbitragem
Geromel reclama com arbitragem (2020 Getty Images)

Por Redação do Esporte Interativo

O Grêmio empatou com o São Paulo em 0 a 0 no Morumbi, no último sábado (17). Com erros que o clube considera capitais para o resultado da partida, gaúchos haviam passado que pediriam anulação do jogo. Entre esses erros estariam dois pênaltis não marcados, em Pepê e Geromel. Faltas em Alisson e Luiz Fernando, que seriam para cartão vermelho, também são reclamações do time.

Com base nisso, os gremistas pedem que áudios do VAR sejam divulgados, bem como a reunião da CBF com o São Paulo antes da partida, onde os paulistas requisitaram a troca da arbitragem para o jogo contra o Grêmio. Rodolpho Toski Marques seria o responsável pelo VAR, mas criticado pelo Tricolor Paulista, foi substituído por Elmo Alves Resende Cunha.

Em entrevista ao Globoesporte.com, o diretor jurídico adjunto do Grêmio, Leonardo Lamachia, alegou que o problema foi a coincidência da troca pedida pelo São Paulo com os erros, e afirmou que estudam as estratégias para pedir a anulação, pedido que se concretizará após a CBF responder às solicitações tricolores. Veja:

Embora a CBF seja entidade privada, é de interesse público. O tamanho do futebol brasileiro impõe, a meu juízo, a observância de normas de governança. Na nossa visão, tem que atender de forma plena o princípio da transparência e divulgar. Até para que possa corrigir erros"

"Estamos preparando e estudando um pedido de anulação, mas precisamos desses elementos se vamos adotar uma ou outra estratégia. A partir destes pedidos, destes elementos que vão ser colocados, vamos avaliar qual a estratégia. É difícil, é raro, mas estamos trabalhando em cima deste pedido"

O advogado diz que o problema foi a troca do VAR combinada aos erros que aconteceram, e que é isso que deve ser estudado.

"O que mais nos chama atenção e nos indigna não é a marcação ou não do lance. O árbitro do campo pode errar, é humano. O que nos causa estranheza é o encadeamento de fatos, que leva a crer que há alguma coisa além de erro. Se tem uma reunião de um dos clubes, horas antes da partida uma mudança e não é utilizado o protocolo, na nossa avaliação coloca a partida em suspeição"

Mais Vistas