Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Há 10 anos, o Corinthians conquistava o penta nacional horas depois do falecimento de Sócrates

O dia mais brasileiro: TNT Sports lança especial em homenagem ao dia 04 de dezembro de 2011

O dia do pentacampeonato foi recheado de homenagens ao Sócrates
O dia do pentacampeonato foi recheado de homenagens ao Sócrates - Fernando Dantas (Fernando Dantas)

Por Aline Dias e Ludmilla Florencio

Há exatamente 10 anos, no dia 04 de dezembro de 2011, o ex-jogador Sócrates, mais conhecido como Doutor, falecia. Horas depois, o Corinthians, clube no qual é ídolo, conquistava o pentacampeonato brasileiro sobre o Palmeiras, no Pacaembu.

O Corinthians

Aquele ano começou turbulento para o Timão, com a eliminação inesperada na pré-Libertadores, para o Tolima, da Colômbia. Depois disso, o clube viu Ronaldo se aposentar e ficou com o vice-campeonato paulista, diante do Santos. Mas a chave virou quando o Brasileirão começou.

Com uma arrancada positiva logo nas primeiras rodadas, o time conseguiu se manter estável e, mesmo com uma pressão do Vasco na briga pelo título, o Corinthians conseguiu levantar a taça. A equipe comandada por Tite somou 71 pontos, sendo o time que mais acumulou vitórias, com 21.

Além do destaque para Liédson, que foi o artilheiro com 12 gols, a defesa alvinegra também foi muito importante para o sucesso. Naquela edição, o Timão foi quem menos sofreu gols, com 36 no total.

O Sócrates

Em 2011, o ex-jogador e ídolo do Corinthians começou a apresentar problemas de saúde. Com um histórico de ingerir bebidas alcóolicas em excesso, o corpo de Sócrates deu sinais de que não estava tudo bem.

Com sangramentos e necessidade, inclusive, de transplante de fígado, o Doutor realizou alguns procedimentos médicos no segundo semestre do ano, que acabaram, infelizmente, não sendo mais suficientes em dezembro.

Muito marcado por possivelmente dizer que gostaria de falecer em um domingo com o Corinthians campeão, a conquista do penta tornou-se ainda mais especial, já que o desejo de Sócrates estaria sendo atendido. A frase nunca foi confirmada.

04 de dezembro – O dia mais brasileiro

Em alusão ao título alvinegro, à história de Sócrates no Brasil e ao seu sobrenome, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, a TNT Sports preparou uma produção especial para esta data.

Em homenagem aos acontecimentos de 2011, está no ar o documentário ‘O dia mais brasileiro: 10 anos do falecimento do Sócrates e do pentacampeonato brasileiro do Corinthians’. Para assistir completo, clique aqui (YouTube) ou aqui (Facebook).

Mais Vistas