Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Jorge Jesus fala sobre período no Flamengo: 'Começou a mudar depois da nossa passagem'

Técnico deu palestra em evento de gestão esportiva e falou sobre como os brasileiros assimilaram o jogo sem a bola: 'Foi preciso muito trabalho para fazê-los entender'.

Jorge Jesus orientando seus jogadores na final da Libertadores 2019
Jorge Jesus orientando seus jogadores na final da Libertadores 2019 (2019 Getty Images)

Por Redação da TNT Sports

Jorge Jesus ajudou o Flamengo a conquistar títulos importantes e deixar os tempos de jejum de taças para trás. O torcedor não esquece o que ele fez pelo clube, e ele também parece não tirar da cabeça o período no Rio de Janeiro. Após assumir o Benfica, de Portugal, ele já falou sobre a equipe carioca diversas vezes, e voltou a falar no 'Global Football Management', evento de gestão esportiva, onde o 'Mister' palestrou.

Em sua fala, ele relembrou os tempos que comandava jogadores brasileiros e elogiou o talento individual dos atletas do nosso país, mas disse que os brasileiros não sabiam como se comportar sem a bola e disse que isso começou a mudar depois de sua passagem no Rubro-Negro, declarando que o estilo de jogo no Brasil tem pouca tática.

O jogador brasileiro, quando tem a posse de bola, não se preocupa. Ele sabe conviver com a bola, independente do fato de ter um, dois ou três jogadores marcando. O convívio com a bola sempre foi mais importante que outros aspectos do jogo. Mas é preciso saber jogar sem a bola. Os jogadores brasileiros não conheciam tão bem o jogo sem bola. Que a tática é tão importante quanto a parte técnica. Foi preciso muito trabalho para fazê-los entender. Sem vaidade, isso começou a mudar depois da nossa passagem pelo Brasil"

Ainda sem deixar de exaltar os jogadores brasileiros, Jesus explicou o que tentou fazer e implantar no clube carioca, e comparou com a velocidade do jogo europeu e o espaço que se tem no futebol brasileiro com o europeu.

"O que tentamos passar quando estivemos no Flamengo é que a equipe precisava jogar mais ligada, mais próxima e compactada. Isso fez com que o nosso jogo ficasse mais rápido. Aqui na Europa os jogadores notam que há menos tempo e espaço para pensar. No Brasil tem mais espaço, mas isso está mudando com o tempo. Já não há mais apenas só o posicionamento tático, há muita pressão sobre quem tem a bola, mas com pegada ou não os jogadores brasileiros têm muito talento individual. E as vezes não há tática que resista ao talento individual - completou."

Jorge Jesus chegou ao Flamengo na metade de 2019 e fez o time despontar. Ele conquistou a Copa Libertadores e o Brasileirão na mesma temporada. O campeonato nacional, vale frisar, foi vencido com 90 pontos por parte dos cariocas, 16 de frente para o vice-campeão Santos, que fez 74. Além disso, ele conquistou a Recopa Sul-Americana, a Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca no primeiro semestre de 2020, antes deixar a equipe para voltar para Portugal.

Mais Vistas