Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Odair: 'se tivéssemos mais condições de treinamento não perderíamos esse jogo'

Treinador diz que jogadores devem ser 'apaludidos de pé' por dedicação e que equipe jogou de igual pra igual com Flamengo

Odair atribui derrota no clássico ao cansaço
Odair atribui derrota no clássico ao cansaço - Mailson Santana (Mailson Santana/Fluminense FC)

Por Redação do Esporte Interativo

Após a derrota do Fluminense por 1 a 0 para o Flamengo o técnico Odair Hellmann atribuiu o cansaço como principal motivo para a derrota da equipe na final do Campeonato Carioca. O treinador lembrou que o tricolor teve apenas oito sessões de treinamento e logo depois, seis jogos em 15 dias.

“No primeiro tempo o Flamengo teve mais posse, mas conseguimos encaixar bem a marcação, tivemos espaços e a chance mais clara do primeiro tempo foi nossa com Marcos Paulo. Sentimos já no primeiro tempo a questão de ritmo dessa sequência, mas nos fortalecemos, criamos as nossas oportunidades as melhores do primeiro tempo. Segundo tempo estabilizamos novamente, fomos para cima, adiantamos a marcação, subimos, mantivemos esse nosso jogo de buscar o resultado, a vitória, cada vez mais se expondo e se desgastando. Claro que o que fizemos nesses jogos eu tenho só que parabenizar e aplaudir de pé os jogadores com toda dedicação, esforço e tudo que fizeram nos últimos três jogos. Enfrentamos uma das melhores equipes da América, se não a melhor, com mais tempo de trabalho e jogamos não só de igual para igual, mas melhor em muitos momentos. Eles fizeram o gol aos 50 do segundo tempo onde já estava todo mundo sem oxigênio, com cansaço, sem força. A perna pesou e quando a perna pesa a cabeça já não pensa com tanta tranquilidade. Tenho certeza que se tivéssemos mais condições de treinamento não perderíamos esse jogo de hoje”, disse.

Odair elogiou o departamento de preparação física pelo que fizeram nos últimos dias, mas entende que o cenário era calculado diante do pouco tempo que o clube teve para a volta do campeonato. Para o treinador, nesta final, a queda de rendimento dos seus jogadores foi nítida.

“Teve um momento que eu olhei para o campo e visualizei nitidamente os jogadores já fazendo movimentos com a perna mais lenta. Tentamos de todas as formas no segundo tempo colocar jogadores descansados para que eles pudessem manter o nível técnico e aumentar o nível de intensidade e levamos a decisão até o último minuto, eu nem conto o gol porque isso já está no processo que você está buscando a vitória”, comentou.

Sabe tudo de futebol e quer provar que é um dos maiores torcedores do seu time? Clique aqui e baixe agora o Fanáticos! É grátis!

Odair entende que o bom rendimento nas três últimas partidas contra o Flamengo dá confiança para a equipe na sequência da temporada. Mas agora, será necessário dar aos jogadores um tempo de descanso.

“Preciso ressaltar, além de agradecer os jogadores, é que nós não estamos felizes de perder o título, nós ganhamos um título nesses três jogos e já não era nem pra ter acontecido essas duas partidas na maior parte das opiniões, nós conseguimos ganhar um título e levar para as duas partidas das finais. Mas saímos daqui muito mais fortes, individualmente, como time, como ideia de jogo, como confiança, nós precisamos agora urgentemente descansar esses jogadores, limpar a mente, o corpo deles porque eles passaram do limite, principalmente nesses últimos 10 dias e quando voltarmos estarmos com essa identidade, daqui pra mais porque saímos fortalecidos coletivamente e individualmente e é daqui pra mais que nós precisamos iniciar o Brasileiro, Copa do Brasil, aí sim, se mantivermos o padrão que mostramos durante o campeonato carioca e nessas finais, certeza que faremos um bom próximo ano”, contou.

Nos pênaltis, Fluminense levou a melhor sobre o Flamengo após o 1 a 1 no tempo normal

Confira a íntegra da coletiva:

Análise do jogo
Primeiro tempo o Flamengo teve mais posse, mas conseguimos encaixar bem a marcação, tivemos espaços e a chance mais clara do primeiro tempo foi nossa com Marcos Paulo. Sentimos já no primeiro tempo a questão de ritmo dessa sequência, mas nos fortalecemos durante o primeiro tempo, criamos as nossas oportunidades dentro das nossas estratégias, as melhores oportunidades do primeiro tempo. Segundo tempo estabilizamos novamente, fomos pra cima, adiantamos a marcação, subimos, mantivemos esse nosso jogo de buscar o resultado, a vitória, cada vez mais se expondo e se desgastando. Claro que o que fizemos nesses jogos eu tenho só que parabenizar e aplaudir de pé os jogadores com toda dedicação, esforço e tudo que fizeram nos últimos três jogos. Enfrentamos uma das melhores equipes da América, se não a melhor, com mais tempo de trabalho e nós com 8 dias de treinos, 6 jogos em 15 dias demos essa resposta, jogamos não só de igual pra igual, mas melhor em muitos momentos. Criamos no jogo passado muitas oportunidades de gols e no melhor momento nosso eles fizeram o gol no contra-ataque e agora acabou saindo o gol aos 50 do segundo tempo onde já tava todo mundo sem oxigênio, com cansaço, sem força.

Preparação física

Tô falando isso não porque nossa preparação física é ruim, pelo contrário, nossos preparadores físicos, nosso trabalho é de altíssimo nível, de muita qualidade, representado pelo Marquinhos Seixas que foi meu companheiro na medalha olímpica. Tivemos quase zero índice de lesão, se não foi zero muscular e isso é trabalho de altíssimo nível para a equipe dar essa resposta e esse padrão. Acho que o jogo foi isso, criamos nossas oportunidades e no segundo tempo sim, no momento da nossa recuperação, por tudo isso que falei, sentimos um pouco, a perna pesou e quando a perna pesa a cabeça já não pensa com tanta tranquilidade e a gente não conseguiu desenvolver todos os lances de posse e ataque. Tenho certeza que se tivéssemos mais condições de treinamento não perderíamos esse jogo de hoje.

Peso da parte física e mental
Parte física e mental pesaram mais nesse jogo de hoje, teve um momento no primeiro tempo que por mais que estivéssemos bem, tirando as ações ofensivas do Flamengo e conseguindo escapar não só com velocidade e buscando espaço mas também com troca de passes, onde criamos nossas oportunidades claras de gols, teve um momento que eu olhei pro campo e visualizei nitidamente os jogadores já fazendo movimentos com a perna mais lenta. Aí o jogo baixou de intensidade, conseguimos recuperar dentro do jogo e manter a nossa intensidade de jogo para que o resultado se mantivesse aberto e se manteve até os 50 do segundo tempo. Tentamos de todas as formas no segundo tempo colocar jogadores descansados para que eles pudessem manter o nível técnico e aumentar o nível de intensidade e levamos a decisão até o último minuto, eu nem conto o gol porque isso já está no processo que você está buscando a vitória.

Agradecimento aos jogadores

Preciso ressaltar, além de agradecer os jogadores, é que nós não estamos felizes de perder o título, nós ganhamos um título nesses três jogos e já não era nem pra ter acontecido essas duas partidas na maior parte das opiniões, nós conseguimos ganhar um título e levar para as duas partidas das finais. E a cada partida que foi passando, foi dificultando pra nós nesses aspecto, mental, físico e isso atrapalha para nós a resposta técnica, mas saímos daqui muito mais fortes, individualmente, como time, como ideia de jogo, como confiança, nós precisamos agora urgentemente descansar esses jogadores, limpar a mente, o corpo deles porque eles passaram do limite, principalmente nesses últimos 10 dias. Nós vamos segurar um pouco para que possamos limpar esses jogadores e quando voltarmos estarmos com essa identidade, daqui pra mais porque saímos fortalecidos coletivamente e individualmente e é daqui pra mais que nós precisamos iniciar o Brasileiro, Copa do Brasil, aí sim, se mantivermos o padrão que mostramos durante o campeonato carioca e nessas finais, certeza que faremos um próximo ano.

Análise Carioca
O carioca a gente fez um grande Carioca, por mais que tenha tido essa parada, nos dificultaram ainda mais com essa retomada. O clube deu exemplo pelo presidente, de postura e bom-senso, campeonato não era pra ter voltado com essa velocidade, aceleraram demais os processos, não tinha necessidade dessa pressa toda, mas já aconteceu. Falar tudo isso de novo é bater na mesma tecla e eu não quero. O mais importante é que nos superamos nessa retomada porque só tínhamos adversidades, muitas adversidades e superamos ela dentro e fora do campo. Isso fortalece um time, isso fortalece um clube, isso fortalece uma equipe e como eu disse, no processo de construção, de consolidação, de maneira de jogar, de forma de jogar, e também de confiança pra jogar. É assim que a gente sai para um segundo semestre onde mantemos esse padrão de atuações, dentro e fora de campo como estamos fazendo, a direção, a comissão, os jogadores, os torcedores, juntos, nós precisamos muito dos nossos torcedores e eu quero agradecer ao torcedor mesmo não estando aqui, sem sentirmos a energia deles, eles estiveram ao lado do clube em todos os momentos, aqui vai o meu agradecimento. Não conseguimos ganhar esse título, ganhamos a Taça Rio, mas acho que honramos a camisa do primeiro ao último minutos, representamos vocês com honra e vamos trabalhar muito forte para que a gente possa fazer um grande segundo semestre juntos, juntos vamos ser mais forte e conseguiremos conquistar coisas boas esse ano.

Mais Vistas