Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Sem surtos de Covid-19 em 2020, São Paulo recebe prêmio CONAFUT por protocolo realizado contra o vírus

José Sanchez, médico do São Paulo, foi um dos grandes responsáveis pelo desempenho Tricolor na prevenção do coronavírus

 - Rubens Chiri/saopaulofc.net (Rubens Chiri/saopaulofc.net)
- Rubens Chiri/saopaulofc.net (Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Por Priscila Senhorães

O São Paulo teve uma temporada impecável tendo em vista o protocolo para prevenir a disseminação de coronavírus dentro do elenco. Em 2020, quando o futebol retornou no Brasil após a paralisação no mundo inteiro, o Tricolor não apresentou nenhum surto da doença.

Com isso, a equipe recebeu o prêmio CONAFUT pelo protocolo realizado contra a doença, tendo o Doutor José Sanchez, médico oficial do Tricolor, na linha de frente do planejamento.

No protocolo, o Tricolor teve uma rotina rígida de testagem, indo além até mesmo dos exames obrigatórios da CBF para as partidas, e investindo em testes até mesmo em semanas cheias de treino.

O CT da Barra Funda também passou por adaptações para evitar aglomerações em lugares fechados. A academia, onde os atletas costumam fazer seus trabalhos regenerativos nos dias após as partidas, passou a ser a céu aberto.

"Não é um projeto de uma só pessoa, mas de um grupo de profissionais que se viram diante de uma situação nova para todos, diante de uma patologia da qual não se sabia muito. A gente precisava criar uma forma de enfrentar esse flagelo. Primeiro, houve um período de afastamento. Quando começamos a pensar em voltar, fizemos várias reuniões com diversos profissionais da área de saúde. Criamos uma série de protocolos sobre como se comportar diante de uma doença de transmissão viral e respiratória. Ficou claro que o uso de máscara, o afastamento e a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel são fundamentais", disse o médico, em entrevista divulgada pelo site 'saopaulofc.net', o portal oficial do clube, que continuou.

"Continuamos com os cuidados, evitando atividades em áreas internas. A alimentação é preparada e servida com a maior cautela possível aos profissionais. É um trabalho diário, de muita insistência, de vários profissionais do clube. É preciso que todos entendam que não é um processo individual, mas coletivo. Se nosso protocolo teve algum sucesso, com baixo número de contaminados, foi pela participação de todos", finalizou.

O Sport foi outro clube brasileiro que recebeu o prêmio pelo mesmo quesito. Stemberg Vasconcelos, médico do clube, foi o responsável por receber a premiação da CONAFUT.

<em>Rubens Chiri/saopaulofc.net</em>
<em>Rubens Chiri/saopaulofc.net</em>

Mais Vistas