Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Técnico do Remo, Bonamigo critica CBF e revela fato inusitado sobre Renato Portaluppi

Paulo Bonamigo foi campeão da Libertadores com Renato pelo Grêmio em 83; técnico remista classificou a final da Série C entre Remo e Vila Nova como 'Inadmissível'

Bonamigo comandando treino no Clube do Remo
Bonamigo comandando treino no Clube do Remo (Samara Miranda/Clube do Remo)

Por Erick Viana

Ex-jogador multicampeão e técnico com passagens por clubes como Palmeiras, Atlético, Bahia, Botafogo e Coritiba, Paulo Bonamigo, hoje treinador do Remo, falou com exclusividade à TNT Sports e abordou assuntos como a final da Série C, remistas na elite do futebol brasileiro e até Renato Portaluppi, com quem conquistou a América pelo Grêmio em 1983.

O Remo passou por um surto de Covid-19, e o próprio Bonamigo teve a doença e ficou de fora de atividades importantes do clube. A equipe, que subiu para a Série B, perdeu a final da Série C para o Vila Nova no fim do mês de janeiro em meio ao surto de coronavírus do clube paraense. Com poucos jogadores disponíveis e pouca empatia, na visão do treinador remista, o time perdeu o primeiro jogo por 5 a 1, e a segunda partida por 3 a 2, totalizando um placar agregado de 8 a 3 para o Vila Nova. Paulo foi contra a realização da partida e criticou a CBF. Veja o que ele disse:

O que aconteceu na final da Série C não existe, foi um absurdo. Fui extremamente contra a realização desse jogo pois perdemos 14 jogadores efetivos, titulares dentro do time, não conseguimos nem formar uma escalação, com sete ou oito jogadores que participaram efetivo, com quatro, cinco jogadores que quase não jogaram. Sem banco, e você chega numa final de campeoanto brasileiro, conseguir ainda fazer disputar. Isso é inadmissível. A CBF deveria ter bom senso e pelo menos esperar uma semana para ter a reabilitação de alguns atletas para que tivesse um espetáculo, não o que aconteceu nessa final, que é pra esquecer. Tanto o Vila Nova, que nem teve vontade de comemorar, pois viu que jogou com um adversário totalmente desfigurado.

Bonamigo elogiou o avanço da infraestrutura do clube e disse que enxerga o Remo disputando a Série A do Brasileirão em pouco tempo.

"Eu vejo essa possibilidade sim (O Remo alcançar a Série A nos próximos anos). Eu acho que o Remo deu um passo muito grande, melhorando sua infraestrutura, ainda não tá completa mas já tendo um centro de tecnologia, fisiologia, uma academia fantástica, melhorou a parte fisioterápica, enfim... Isso já melhora muito, uma repaginação dentro do próprio Baenão. Essas melhorias de condição de trabalho são fundamentais pra equipes do Norte e Nordeste, que a gente sabe que as equipes sempre se preocuparam muito em formar times, esquadrões, e não se preocuparam em dar condições de trabalho. Profissionais de grande gabarito não vem trabalhar em centros que não tem condições de desenvolver seu próprio talento. Então, esse primeiro passo, melhorar a infraestrutura, o Remo tá conseguindo isso, mas ainda tá distante daquilo que é o necessário. Mas sim, eu acho, principalmente pela grandeza de sua torcida, eu vejo o Remo em pouco tempo disputando uma primeira divisão."

O técnico da equipe paraense destacou a dupla alegria da torcida ao ver seu time subir e ajudar a manter o rival lá embaixo. Ele exaltou a rivalidade entre Remo e Paysandu, uma das mais fortes do Norte.

"Aprendi a conhecer as duas gigantescas torcidas, grande rivalidade que existe aqui no Norte do país. Você disputar uma fase quadrangular com duas equipes da mesma cidade com tamanha rivalidade realmente mexeu muito com o torcedor, e com todos os profissionais da área. Evidente que nossa torcida ficou duplamente feliz por nossa classificação e pelo Paysandu não atingir sua meta num grupo extremamente equilibrado, muito difícil, e no final deu tudo certo."

Enquanto atleta, Paulo Bonamigo atuou como volante, e ao lado de Renato Portaluppi, conquistou a Libertadores da América de 1983 pelo Grêmio. Ele falou sobre o amigo e revelou, entre risadas, um fato inusitado sobre o ídolo gremista. Segundo ele, Renato deu uma voadora em um setorista do clube ao chegar no estádio, após o jornalista fazer críticas a ele. Veja:

"Quando o Renato jogava, às vezes tem um repórter que não gosta de algum comportamento anti-profissional de algum atleta e criticou o Renato em relação a noitada, coisa que ele sempre assumiu. Ele chegou no Estádio Olímpico e deu uma voadora dentro da casamata no setorista da época. Foi algo que todos nós atletas estávamos com vontade de fazer e ele teve a coragem desse enfrentamento, de dar uma voadora nesse repórter dentro da casamata."

Na partida que deu o acesso do Remo para a Série B, o capitão Lucas Siqueira emocionou a muita gente com seu discurso de preleção, que rodou muito a internet. Veja as palavras dele:

Debe activar el uso de Cookies Sociales para ver el contenido.

Bonamigo falou sobre a preleção e disse que muito da garra do time para atingir o objetivo de subir de divisão teve a ver com a fala do capitão.

"Foi um momento de muita inspiração do nosso capitão. Mostrar naquele momento um pouco antes de entrar em campo, onde todos falam, expressam seus sentimentos, e o capitão teve um momento especial de lembrar a força de um leão. E realmente essa foi uma marca nossa dentro da Série C. Pode ver a própria campanha do Remo, na fase classificatória foi segundo colocado do grupo, no quadrangular com uma rodada de antecedência atingiu sua meta num grupo muito difícil, onde teve que jogar dois Re-Pas e vencer os dois Re-Pas. Isso tem um desgaste emocional muito grande, a responsabilidade de jogar dois Re-Pas dentro de um acesso, então o Lucas foi muito inspirador naquele momento e com certeza foi um dos fatores que ajudou a equipe a conquistar a vitória e entrar extremamente motivada em campo."

Mais Vistas