Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Um dos diferenciais, Fabi Simões fala sobre semifinal inédita no Brasileiro Feminino

A atleta é artilheira do Internacional e irá enfrentar o Palmeiras nessa segunda-feira (30)

Fabi Simões, atleta do Internacional, em treino pela Seleção
Fabi Simões, atleta do Internacional, em treino pela Seleção - Lucas Figueiredo/CBF (Lucas Figueiredo/CBF)

Por Ludmilla Florencio e Tayna Fiori

O confronto entre Internacional x Palmeiras na semifinal do Campeonato Brasileiro A1 já começou histórico. Essa é a primeira vez que o time do sul se classifica para essa fase da competição e a atleta Fabi Simões é um dos grandes nomes desse time.

A camisa sete tem treze jogos de dezessete nessa temporada, ela marcou sete gols e deu uma assistência. Ao todo foram 1032 minutos atuando dentro de campo, os únicos jogos que ela não disputou foram por conta de uma lesão. Mas essa trabalho não está sendo construído somente com suas companheiras.

“Eu venho trabalhando muito junto com o time e fora daqui. Venho fazendo uma boa temporada, ajudando o Internacional a entrar para a história chegando na semifinal. Isso é fruto de trabalho junto com as minhas companheiras”, contou Fabi.

Fabi Simões tem uma grande caminhada no futebol, seja ele brasileiro ou fora. A ponta direita veste a camisa do Internacional há três anos, mas ela já passou pelo Espanha, China, Suécia, Rússia e Estados Unidos.

Cada passagem fez com que ela conhecesse novos modelos de futebol e assumisse uma posição distinta em campo: “Jogar no Barcelona é sempre bom, né? Eu acho que é o sonho de qualquer uma das jogadoras. Alí aprendi muitas coisas boas também, disputei campeonato espanhol pela segunda vez, peguei mais experiência alí e isso me ajudou bastante a estar voltando pro Brasil”.

A camisa sete colorada tenta manter-se na melhor forma, até porque, além do próprio clube, ela também está presente em algumas das convocações para a Seleção Brasileira Feminina.

Fabi Simões já representou o Brasil em duas Copas do Mundo, três Jogos Olímpicos, uma Copa América e um Pan-Americano, tendo vencido as últimas duas competições. No currículo com o Internacional, ela possui os dois últimos títulos do Gauchão, em 2019 e 2020.

“Sempre quando vou para qualquer clube, tento me manter a ‘Fabi’ que eu sempre fui. Dedicada, tentar chamar a responsabilidade pra cima de mim mesmo. Até porque, quando eles fazem uma contratação, a expectativa é grande em cima de nós. Então, eu tenho essa responsabilidade em mim, me cobro bastante dentro de campo e fora de campo e quero sempre ser exemplo pra geração que vem. Estar dentro e fora de campo, tendo que estar como exemplo, principalmente pra essas meninas da base que estão chegando”, contou à TNT Sports.

Dificuldade no campeonato

Antes de engatar totalmente, Fabi Simões acabou sofrendo com uma pequena lesão na quarta rodada do campeonato, em uma partida contra o Corinthians.

“A maior dificuldade, pra mim, foi quando eu estava no melhor momento assim também. No começo do ano eu tive uma lesão no jogo contra o Corinthians e me afastou de quatro jogos, sendo três jogos do Brasileiro. Isso me afetou um pouco”, desabafou.

Após isso, o Internacional continuou com a sua boa campanha e Fabi brilhou novamente. O time chegou para as quartas em sexto lugar, com 27 pontos em 15 partidas. O time gaúcho tinha pela frente um desafio: o São Paulo.

Contra o tricolor paulista, o Inter começou com a derrota por 2 a 1 em casa. Mas, fora de casa, o time começou perdendo e conseguiu virar para 3 a 1, placar que dava classificação direta. Fabi Simões, a camisa sete, marcou o primeiro gol desse jogo para o lado colorado.

“A gente nunca desacreditou que a gente poderia vencer elas alí no Morumbi. Não abalou a gente. A gente sabia da nossa capacidade, né? Sabemos que o time do São Paulo vinha com grande equipe, porém o nosso coletivo sobressaiu muito. Então, fechei a roda e falei pras meninas que se a gente começasse a sair não perdendo o jogo de 1 a 0, que íamos buscar até o último minuto e foi isso que aconteceu. A gente não desistiu, todas alí lutaram bastante pra conseguir essa vitória. Nós sabemos do nosso trabalho e cada uma tem o mérito de ter passado por essa final e não ter desistido até ali, porque a gente olhava uma pra outra e tava todo mundo com o mesmo objetivo”, contou.

O futebol paulista

Quando questionada sobre seu atual adversário, o Palmeiras, Fabi fala sobre a grandeza do futebol paulista. Atualmente, o campeonato estadual de São Paulo é tão forte que quase equivale ao Brasileiro Feminino A1, tanto que dos quatro times na semifinal, o Internacional é o único fora do Sudeste.

A atleta de 32 anos já atuou no Paulistão, ela tem passagens pelo Corinthians, Santos e São José, times com tradição na modalidade.

“O Campeonato Paulista é uma liga como se fosse o Brasileiro, né? Então, é um campeonato muito competitivo e que, quando eu jogava alí, me ajudou bastante. Agora eu tô atuando no Rio Grande do Sul, nós sabemos que aqui o campeonato estadual não é muito bom, mas estamos fazendo de tudo para conquistar a vaga na semifinal”, disse.

A partida de ida entre Internacional x Palmeiras acontece nesta segunda-feira (30), às 20h, no Beira-Rio e terá transmissão no Tiktok. Já o retorno é no Allianz Parque no dia 05 de setembro, às 11h. O time que passar para a final garante vaga para a Libertadores Feminina de 2022, uma vaga que seria inédita para os dois competidores.

Para essa partida, Fabi está confiante: “A gente está trabalhando forte. Agora mais focado com o time do Palmeiras. Igual eu falei, é uma equipe ali, que tem várias pessoas boas, a gente também tem. Eu, no meu individual, tô fazendo as mesmas coisas que eu fiz contra o São Paulo e venho fazendo no começo da pré-temporada e no início do campeonato. Me cuidando, fazendo meus treinamentos extras, para tentar chegar da melhor forma possível e ajudar a equipe a passar pra final e continuar fazendo história com a camisa do Internacional”, finalizou.

Veja as declarações da jogadora:

Mais Vistas