Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Após ignorar denúncias de estupros feitas por treinadora há onze anos, federação holandesa pede desculpas

Vera Pauw teria sofrido o crime quando ainda era jogadora e realizado cinco denúncias, que foram ignoradas 

Treinadora da Irlanda faz denúncia de estupro
Treinadora da Irlanda faz denúncia de estupro - Oisin Keniry (2021 Getty Images, Getty Images Europe)

Por Redação da TNT Sports

A técnica da seleção feminina da Irlanda, Vera Pauw, fez uma denuncia afirmando que foi agredida sexualmente e estuprada por três homens, isso enquanto ainda era jogadora. A holandesa realizou cinco denúncias a KNVB, federação holandesa, sobre o ocorrido e foi completamente ignorada.

Após não ter apoio contra o crime, Pauw procurou a policia para fazer uma denúncia formal. Aos 59 anos, a ex-jogadora foi uma das pioneiras do futebol feminino holandês, que atualmente é vice-campeão do mundo.

A treinadora utilizou suas redes sociais para expor o caso e, também, revelar o tratamento da federação sobre as suas denúncias. Em resposta, a KNVB afirmou que tratou de uma maneira errada o caso, não agindo com rapidez o suficiente.

Debe activar el uso de Cookies Sociales para ver el contenido.

Confira a tradução completa:

Durante 35 anos guardei um segredo do mundo, da minha família, dos meus companheiros, meus jogadores, meus colegas e, agora posso aceitar, de mim mesmo.

Mesmo aqueles mais próximos a mim não sabem do estupro que sofri nas mãos de um importante oficial de futebol quando eu era um jovem jogador. Mais tarde, duas agressões sexuais por dois outros homens foram adicionados a este registro. Todos os três homens foram empregados no futebol holandês no momento desses incidentes. Somente aqueles em quem posso confiar souberam até agora do abuso sexual sistemático, abuso de poder, bullying, intimidação, isolamento e enquadramento foi exposto como jogador e como seleccionador nacional no futebol holandês.

Nos últimos 35 anos, mantive o abuso em sigilo. Eu permiti que a memória dele controlar minha vida, me encher de dores e angústias diárias, dominar meus sentimentos internos. Para muitos, sou vista como uma treinadora e gerente de futebol ousada e barulhenta, uma mulher durona que subiu ao topo no mundo de um homem. Nada poderia estar mais longe da verdade. Nos últimos anos, tentei fazer com que meu caso fosse ouvido de maneira justa e justa pelas autoridades do futebol na Holanda, mas sem sucesso. Algumas pessoas preferem manter meus estupros e agressões sexuais em segredo do que me oferecer o apoio que preciso abrindo esta história para o mundo. Não posso mais compartilhar o silêncio.

Depois de não obter uma resposta satisfatória ao meu pedido de ação em uma investigação iniciada pela Federação Holandesa após minha quinta denúncia a eles, recentemente denunciei meu estupro e agressões sexuais à polícia holandesa. Isso já parece o começo do fim para mim, mas eu sei que haverá mais mágoa por vir. Histórias podem aparecer em holandês mídia de minha terrível provação e eu sei que reclamações podem ser feitas contra mim em um esforço para manchar minha história. Assumo total responsabilidade pelo que fiz e pelo que deixei de fazer.

Confie em mim, minha história é muito real e muito verdadeira. Eu sei que ir a público vai jogar o destaque na minha vida de uma maneira que nunca experimentei antes, mas também espero que outros jovens jogadores de futebol e treinadores que foram expostos a qualquer coisa como o estupro e abuso que sofri agora se sentirão corajosos o suficiente para se apresentar e compartilhar suas histórias.

Este não será um momento fácil para mim e para minha família e por enquanto peço a todos que respeitem o que resta da minha privacidade.

Por fim, gostaria de agradecer à minha equipe de bastidores irlandesa e aos meus jogadores, os diretoria e diretoria, todos os meus colegas do FAl e os torcedores da Irlanda pelo apoio que me mostraram como treinador da seleção da Irlanda. Sempre me senti seguro e continuo sinta-se seguro e apoiado na Irlanda e não posso dizer como isso é bom. Eu espero que o apoio continuará na Irlanda para mim agora que compartilhei minha história e minha dor.

Esta é quem eu sou, não preciso mais me esconder. Espero poder continuar minha vida em liberdade.

EXCLUSIVO: Lucas fala sobre Seleção e sonho de jogar Copa do Mundo

Mais Vistas