Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Após parada cardíaca, Eriksen terá de implantar desfibrilador interno para evitar novos episódios

Cardiodesfibrilador implantável (CDI) é um aparelho que detecta ritmos anormais do coração - ou a parada do mesmo - e corrige o problema com choques elétricos

Eriksen sofreu uma parada cardíaca em Finlândia x Dinamarca
Eriksen sofreu uma parada cardíaca em Finlândia x Dinamarca - Friedemann Vogel (Getty Images)

Por Redação da TNT Sports

Nesta quinta-feira (17), a federação dinamarquesa confirmou que o meia Christian Eriksen, que sofreu uma parada cardíaca na partida de estreia da sua seleção na Euro 2020, contra a Finlândia, vai passar por uma cirurgia para colocar um cardiodesfibrilador implantável (CDI), dispositivo que pode evitar novas paradas.

Em nota oficial, o médico da seleção, Morten Boesen, indicou que a decisão foi tomada pela equipe médica do hospital em conjunto com Eriksen. Especialistas ao redor do mundo também reforçaram que é o melhor caminho a seguir.

"Depois de Christian passar por diferentes exames do seu coração, foi decidido que ele deveria ter um CDI. Esse aparelho é necessário depois de um ataque cardíaco por conta de alterações no ritmo cardíaco. Christian aceitou a solução e o plano foi confirmado por especialistas nacionais e internacionais, que recomendaram o mesmo tratamento. Encorajamos que todos deem a Christian e sua família paz e privacidade nos próximos dias."

Um cardiodesfibrilador implantável, conhecido pela sigla CDI, é um aparelho implantado dentro do tórax das pessoas que precisam fazer uso dele e é ligado diretamente ao coração. Por meio de fios, o CDI monitora o ritmo cardíaco e é capaz de corrigir ritmos lentos, acelerados e "descompassados" por meio de sinais e, quando necessário, choques elétricos.

Localização do CDI no corpo humano: dispositivo é implantado logo abaixo da clavícula e se liga ao coração por fios (Foto: Reprodução)
Localização do CDI no corpo humano: dispositivo é implantado logo abaixo da clavícula e se liga ao coração por fios (Foto: Reprodução)

Caso o coração do usuário pare, o CDI também é capaz de, tal como o desfibrilador externo, fazê-lo voltar a bater, com choques elétricos. O funcionamento do aparelho é automático e não depende de acionamento externo.

O zagueiro Daley Blind, do Ajax e da seleção holandesa, também utiliza um CDI, depois de ter descoberto uma miocardite - uma inflamação do músculo do coração. Em uma partida pelo Ajax, o dispositivo chegou a ser acionado. O jogador se sentiu mal e teve de deixar a partida.

Confira os melhores momentos: Crotone 0 x 2 Inter de Milão

Mais Vistas