Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Artilheiro no Paraguai, Francisco da Costa explica saída do Brasil por disputa muito grande, mas planeja retorno

Brasileiro passou por base de Grêmio, Internacional e Athletico Paranaense, mas saiu cedo do país

Francisco da Costa tem brilhado com a camisa do Sol de América
Francisco da Costa tem brilhado com a camisa do Sol de América (Reprodução/Instagram)

Por Gabriel Menezes

O "destino natural" de jovens jogadores brasileiros é fazer carreira no país ou, naquele que é considerado o melhor dos casos, buscar espaço em times europeus. Em poucos casos, o mercado sul-americano é visto como um possível destino. Mas não para Francisco da Costa, atacante que hoje brilha com a camisa do Sol de América, do Paraguai.

Em entrevista à TNT Sports Brasil, da Costa aponta que resolveu sair do Brasil, depois de passar pelas categorias de base de times como Grêmio, Internacional e Athletico Paranaense, porque considerava a disputa dentro do país muito forte, preferindo buscar seu espaço em outros locais.

Você assiste a TODOS os jogos da Champions AO VIVO no HBO MAX! Clique aqui e assine!

"Eu me dei conta de que o Brasil tinha um mercado muito disputado. No Athletico Paranaense, me dei conta de que já estava num time que usava muito a base, coisa que não era tão normal na época, entre 2013 e 2015. E mesmo assim eu via muitos jogadores ficando de fora, sem espaço."

A gente tem que entender que o mercado brasileiro é muito disputado, temos poucas vagas na elite para muitos jogadores. E no México me dei conta de que o jogador brasileiro faz a diferença lá fora."

Depois de uma passagem pelo São José, o centroavante nascido em Taquari-RS se transferiu para o Inter Playa del Carmen em 2017, para jogar a terceira divisão mexicana. Em 2019, foi para o Atlante, disputando a 2ª divisão mexicana. No ano seguinte, fechou com o Querétaro, time que ficou marcado como um dos últimos de Ronaldinho Gaúcho. Foi em 2020 que Francisco da Costa chegou à elite do país latino-americano. E ele garante que valoriza a "escada" que teve de subir.

""Depois que você passa por essas etapas, você dá valor a quando chega lá em cima. Pode ser que isso seja um diferencial. Mas a ideia é sempre buscar o alto nível o mais cedo possível. Olhando por outro lado, eu também estaria mais pronto se tivesse jogado mais cedo na primeira divisão. Mas cada um tem seu processo, acho que a posição de centroavante demora um pouco mais para amadurecer. É uma carreira mais longa também. Eu respeitei meu processo e aprendi bastante com o meu e hoje estou feliz de estar onde estou."

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Depois de passar por problemas de adaptação no México, o jogador afirma que conseguiu se sentir melhor no Paraguai, indicando que a vida no país fronteiriço se parece mais com a que ele tinha no Brasil.

Buscando uma vaga na próxima Copa Sul-Americana com o Sol de América, clube pelo qual assinou neste ano, Francisco da Costa tem brilhado: ele é artilheiro do Clausura - tradicional "segundo turno" dos campeonatos sul-americanos - paraguaio. E celebra o bom momento.

"Obviamente fico feliz aqui com meu momento. Faz um ano e meio que venho aprendendo a melhorar minha performance. Aprendi a viver cada treino, cada jogo, da melhor maneira, pensando em como posso melhorar meu rendimento. Depois que passei a fazer isso, senti que estava perto de colher os frutos. Vivo um momento muito bom e tenho que manter a cabeça, para seguir jogando em alto nível e ir melhorando meu nível. Tô feliz, mas sempre tenho espaço para melhorar."

Por fim, da Costa deixou claro que pretende voltar ao Brasil no futuro. Aos 26 anos de idade, o atacante ainda tem muito tempo de carreira pela frente e quer se firmar no país para estar mais próximo da família.

"Tenho sim o sonho de voltar para o Brasil. É minha casa, onde está minha família, então espero sim um dia voltar. E também é um sonho meu poder jogar o mais perto da minha família, compartilhando um pouco da minha carreira com eles. Agora eles estão longe, mas queria que eles estivessem mais próximos, compartilhando energia nos treinos e jogos. Então, nada melhor do que estar no Brasil e estar em casa."

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Mais Vistas