Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Considerado sucessor de Neuer na seleção alemã, goleiro jogava como centroavante na base

Alexander Nübel era considerado fundamental como atacante no Paderborn

Spain v Germany - 2019 UEFA European Under-21 Championship Final
Spain v Germany - 2019 UEFA European Under-21 Championship Final - Alessandro Sabattini (2019 Getty Images, Getty Images Europe)

Por Redação do Esporte Interativo

A história de Alexander Nübel, considerado um dos melhores jovens goleiros da Alemanha e visto como sucessor de Manuel Neuer na seleção do país, é bastante curiosa. Até pouco tempo atrás, o arqueiro do Schalke 04 fazia exatamente o contrário de sua função agora, sendo um centroavante na base do Paderborn.

Marco Cirrincione, ex-treinador de Nübel nas divisões de base, falou sobre o início da carreira do goleiro. Em entrevista ao 'Spox', o alemão contou que o garoto era indispensável como atacante e detalhou sua transição para o gol, que aconteceu por um motivo inusitado.

"Não tínhamos como jogar sem ele na frente. Ele era ótimo no alto e não tinha medo de disputar todas as bolas. Mas ele participava de alguns exercícios de goleiros ao fim dos treinos e quando um dos goleiros decidiu largar o futebol pelo tênis de mesa, ele jogou um pouco no gol."

Apesar disso, Cirrincione também contou que, ao menos naquela época, Nübel seguiu jogando como centroavante na maior parte do tempo, sendo importante para a campanha do Paderborn na categoria D-Junior, correspondente às idades de 11 e 12 anos.

Alexander Nübel é visto como sucessor de Neuer (Foto: Alessandro Sabattini/Getty Images)
Alexander Nübel é visto como sucessor de Neuer (Foto: Alessandro Sabattini/Getty Images)

"Ele ainda queria jogar como atacante, então começamos a chamá-lo de 'atacante-goleiro'. Ele conseguiu marcar sete gols e deu seis assistências, sendo nosso terceiro jogador mais produtivo naquela campanha. Lembro de um jogo contra o Verl que estava empatado em 0x0 no intervalo. Depois disso, Alex foi para a linha e explodiu, marcando duas vezes numa vitória por 5x0".

A transição para jogar como goleiro não foi uma decisão fácil para Nübel, que achava chato jogar no gol, segundo seu ex-treinador. Ainda assim, parece uma decisão acertada. Aos 23 anos, o jogador do Schalke já acumula quase 100 jogos na Bundesliga e tem 17 jogos pela Alemanha sub-21.

Mais Vistas