Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Diretor do Liverpool revela estratégia do clube para sucesso nas categorias de base

Responsável pela formação de jovens jogadores nos Reds, Alex Inglethorpe fala sobre projeto importante na conquista da Copa da Liga Inglesa sobre o Chelsea, no último domingo (25)

Klopp relacionou seis jovens menores de 21 anos para a decisão, sendo três com 18 anos ou menos
Klopp relacionou seis jovens menores de 21 anos para a decisão, sendo três com 18 anos ou menos (LFC/X)

Por Redação da TNT Sports

O Liverpool conquistou a Copa da Liga Inglesa, no último domingo (25), com uma carta na manga: as categorias de base. Em entrevista ao jornal 'Telegraph', Alex Inglethorpe, diretor formador de jovens dos Reds, falou sobre os bastidores do projeto que influenciou diretamente no título do gigante inglês sobre o Chelsea, em Wembley.

CLIQUE AQUI E ASSINE A MAX PARA ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE!

Seis dos 17 atletas relacionados para a decisão da competição são formados nas categorias de base. Ao longo da entrevista, o diretor revelou o processo de captação e investimento nos jogadores, além do aprendizado no dia a dia.

No Liverpool, existe um teto salarial de 50 mil libras (R$316 mil reais na cotação atual) por ano para os jogadores da academia. Os celulares são proibidos durante os treinos e, recentemente, foi introduzida uma cláusula que proíbe o uso de carros de luxo pelos jogadores", comentou.

Jürgen Klopp chegou à final com uma grande dor de cabeça por conta do alto número de desfalques. Ao todo, 10 jogadores foram ausência na decisão. Dessa forma, foi obrigado a relacionar seis jovens menores de 21 anos, sendo três deles com 18 anos de idade ou menos.

"É correto dizer que, sem os jogadores da academia, o Liverpool não estaria na final da Copa da Liga neste fim de semana ou na busca pelos quatro troféus. Crédito para todos eles, mas Jürgen (Klopp) é a diferença. Existem muitas academias boas por aí, mas nem todos os clubes têm um treinador com coragem para colocar os jovens nos grandes momentos", acrescentou.

Siga nosso canal exclusivo de Futebol Europeu no WhatsApp e fique por dentro de todas as informações do Melhor Futebol do Mundo!

Alex Inglethorpe está no Liverpool desde 2012. O diretor tem o objetivo de estabelecer uma filosofia de jogo nas categorias de base de acordo com o que é pensado na equipe profissional, comandada por Klopp desde outubro de 2015. Segundo o dirigente, o treinador alemão, que está de saída do clube, participa ativamente do acompanhamento das jovens promessas.

O Liverpool segue vivo em três competições na temporada. Além do título da Copa da Liga Inglesa, com vitória por 1 a 0 na prorrogação da decisão contra os Blues, o clube ocupa a liderança da Premier League — um ponto a frente do Manchester City —, está nas oitavas da Europa League e presente na disputa da Copa da Inglaterra.

Mais Vistas