Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Fifa altera regra da mão na bola e prorroga as 5 alterações devido ao aumento da Covid-19

Uma reunião que também contou com International Board estabeleceu as mudanças 

As mudanças entram em vigor a partir do próximo dia 1º de julho
As mudanças entram em vigor a partir do próximo dia 1º de julho - Harold Cunningham (2011 Getty Images, Getty Images Europe)

Por Redação da TNT Sports

Fifa e a International Board se reuniram nessa sexta-feira (05) e definiram mudanças na regra do toque de mão para a temporada 2021/22 e alongaram as cinco substituições que vêm sendo permitidas em razão dos impactos da Covid-19. As mudanças entram em vigor a partir do próximo dia 1º de julho.

Conforme publicado pela IFAB, agora um toque acidental na mão de um companheiro de equipe durante uma jogada que origine um gol não será mais infração. No entanto, o toque na mão do próprio jogador permanece irregular.

“Como a interpretação dos incidentes de mão na bola nem sempre tem sido consistente devido a aplicações incorretas da lei, os membros confirmaram que nem todo toque da mão/braço de um jogador com a bola é uma infração. Em termos do critério de a mão/braço tornar o corpo de um jogador “anormalmente maior”, foi confirmado que os árbitros devem continuar a usar seu julgamento para determinar a validade da posição da mão/braço em relação ao movimento do jogador naquela situação específica”.

Fifa e IFAB definiram também o que deve ser marcado como infração de mão na bola:

- Tocar a bola deliberadamente com a mão/braço, por exemplo, movendo a mão/braço em direção à bola;

- Tocar a bola com a mão/braço quando isso torna seu corpo anormalmente maior. Considera-se que um jogador tornou seu corpo anormalmente maior quando a posição de sua mão/braço não é uma consequência ou justificável pelo movimento corporal do jogador para aquela situação específica. Por ter sua mão/braço nessa posição, o jogador corre o risco de sua ser atingido pela bola e ser penalizado.

- A mão na bola acidental que leva um companheiro de equipe a

De pênalti, Messi abre o placar para o Barcelona

marcar um gol ou a ter a oportunidade de fazer o gol não será mais considerado uma penalidade;

Quanto ao número de cinco substituições por jogo, o aumento permance, pois os membros da Fifa e da International Board entenderam que a pandemia de Covid-19 ainda é determinante para o planejamento dos clubes.

De pênalti, Messi abre o placar para o Barcelona

Mais Vistas