Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Final da Copa da Alemanha em Berlim: nada como antes

RB Leipzig e Borussia Dortmund se enfrentam nesta quinta-feira (13)

Pokal será decidida nesta quinta (13)
Pokal será decidida nesta quinta (13) - FILIP SINGER / POOL (Getty Images)

Por Fátima Lacerda diretamente de Berlim (em colaboração para a TNT Sports)

O torneio de futebol mais prestigioso da Alemanha, a DFB Pokal, é também um dos mais eletrizantes. O parâmetro de primeira, segunda ou terceira divisão é literalmente neutralizado e os verdadeiros apaixonados pelo futebol se tornam testemunhas de lutas entre Davi e Golias.
A dinâmica da tabela da Bundesliga não tem nenhum significado no contexto da DFB Pokal. O Werder Bremen, por exemplo, que sempre se encontra na zona de repescagem na tabela da Bundesliga e a cadeira do treinador vive um eterno balança, mas não cai, se mostra uma equipe de mentalidade e determinação. Se pudermos falar que existe uma tradição nesse torneio é que o time de Bremen virou um fantasma para os grandes, até mesmo para o Bayern de Munique. Já dizimou também o sonho do Borussia Dortmund em jogar a prestigiosa final no Estádio Olímpico em Berlim.

Estádios de alma vazia

Um dos sentimentos mais apaixonantes que existem para quem ama futebol é estar dentro do espaço físico de um estádio. Seja no Maraca, no Estádio da Luz do SL Benfica, no Camp Nou do Barça, no Wojska Polskiego do Legia Varsóvia ou no Estádio Olímpico do Hertha Berlin. Nesta noite histórica e por vários motivos, o templo do futebol alemão estará quase vazio, mas a paixão sobrevive, mesmo que o futebol alemão viva uma época de terremotos e tempestades constantes.

Por partes...

Toda a diretoria da Federação Alemã (DFB, na sigla) irá colocar o cargo à disposição na próxima semana. Clima tóxico no local de trabalho, intrigas, mentiras, abuso de poder, acusação de sonegação de impostos e desvio de recursos são "só" uma ponta de um iceberg indigno e um porfólio embrulhado.

O jogo da Final de 2021 terá um palco frio, sem plateia, sem os amaldiçoados fogos de artificio. Ah, que tempos bons aqueles em 2016 com a Final entre FC Bayern e Borussia Dortmund! Na coletiva de imprensa, que tradicionalmente acontece nos porões, digo, no bunker do estádio cercado por paredes cinzas. De um lado Pep Guardiola, na época treinador do FC Bayern, do outro, Thomas Tuchel, esses mesmos que estarão se enfrentando na Final da Champions League na cidade de Porto no dia 29 de maio, com transmissão ao vivo do Estádio TNT Sports, do Facebook da TNT Sports e da TNT. Cada um, da sua maneira, fazendo história para seus clubes, naquela época e também nas próximas semanas.

Na Final de 2016, o FC Bayern venceu o Borussia Dormund por 4 x 3 num jogo dramático. Como sempre, no gramado do Estádio Olímpico.

Em 2017, depois de duas derrotas, finalmente os auri-negros levantariam a taça, depois de vitória apertadíssima contra o Eintracht Frankfurt. Aliás, a coreografia do Eintracht e a torcida ficaram muito melhor na foto do que os auri-negros, mas na hora em que o juiz apitou o fim do jogo, eu, que já tinha saído da tribuna de imprensa e me jogado entre os torcedores, fui testemunha da simpatia borussiana. Gente desconhecida se abraçando e dançando junto pela tão esperada vitória. Dois dias depois, Thomas Tuchel era, injustamente, demitido sem qualquer aviso prévio.

Em 2018, a Final foi uma das mais eletrizantes e improváveis de toda a história do torneio. Contra todas as previsões, o Eintracht humilhou a equipe dos bávaros, mostrou mentalidade e o então técnico Niko Kovac sairia de bem com a torcida antes de vestir a camisa de treinador-chefe do Bayern. Ganhar a Copa da Alemanha não e imunizante contra as mazelas do futebol. Nunca foi. No máximo um imunizante temporário.

Inusitado-über

A quinta-feira amanheceu chuvosa na capital. A Alemanha ainda se encontra em lockdown e, a partir das 22 horas, vigora o toque de recolher. Não haverá o mar de camisas amarelas e suas cantorias nos vagões do trem que transportam a torcida até o estádio. Nem mesmo a Emma, a mascote do Borussia Dortmund, será vista tirando inúmeras selfies com os fãs. No Twitter e no Facebook, a diretoria do clube auri-negro passou a visão para a torcida não ir para Berlim e se aglomerar em volta do estádio.

A campanha do BVB na temporada 2020/21 do campeonato foi de um time medíocre e sem gana de vencer. Aquele quesito que seu ex-técnico Jürgen Klopp declara necessário quando faltam técnica e tática. O brasileiro Reinier, que está emprestado do Real Madrid, decepcionou durante grande parte da temporada e nunca foi um jogador-chave nos planos do jovem técnico Terzic. Sancho ficou abaixo de suas possibilidades, mas parecia reencontrar seu potencial sempre que Erlin Haaland estava lesionado.

O capitão Marco Reus já vislumbra a aposentadoria e o treinador, fruto de uma situação de emergência depois da demissão de Lucien Favre, tem ótimas intenções, mas pouca experiência. Por isso esse jogo da final é tão importante para a moral dos aurinegros e para os fãs, tão decepcionados durante a temporada da Bundesliga.

Nasce uma estrela

Do outro lado do campo, os Red Bulls do Leipzig estarão comemorando a segunda final em Berlim depois de 2019. No banco do treinador está o Shooting Star do futebol alemão. Ex-treinador do Hoffenheim, Julian Nagelsmann cumpriu duas temporadas no RB Leipzig e já está de contrato assinado com o FC Bayern, que tirou do bolso a quantia de 25 milhões de euros só para a rescisão do contrato. Déjà vu?

Em 2018, Niko Kovac já ia por esse mesmo caminho. Nada melhor do que chegar na sede do FC Bayern tendo conquistado o prêmio de maior prestígio do futebol alemão. Na noite da Final, devido ao hype todo em torno do super ambicioso jovem técnico, o Borussia acabou se tornando o zebra da Final!

Tempos loucos e inusitados: Final com estádio vazio, dia chuvoso, ruas desertas e um grande do futebol alemão, designado para o papel de zebra.

Não é polêmico afirmar que esse papel ingrato pode mudar, mas para isso Erling Haaland, o pior pesadelo de Robert Lewandowski e o jogador mais cobiçado do Velho Continente precisa ser escalado pelo técnico. "Vamos ver se faz sentido", disse o treinador Terzic na manhã de hoje (13). Se o treinador se chamasse Guardiola, Haaland seria obrigado a jogar. Sem discussão. Só a fome de gols e a capacidade de Haaland de carregar o time nas costas pode neutralizar a ambição de Nagelsmann de jogar areia no caminhão dos touros vermelhos e dar uma alegria tão ansiada à torcida do Borussia Dortmund.

Que sabor!

Se há algo de inusitado e ao mesmo tempo bem-vindo nessa Final é que a equipe dos bávaros estará acompanhando do sofá, após serem eliminados por ninguém menos do que o Holstein Kiel. o FCB foi eliminado por 6 x 2 pelo clube da Segunda Divisão. Depois do jogo, mandei uma mensagem para um amigo bávaro zoando sobre a derrota. Desde então, ele nunca mais falou comigo.

Mais Vistas