Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Ídolo do Manchester United, Andy Cole revela batalha após transplante: 'Muitas vezes, quero desistir'

Ex-atacante passou por um transplante de rim e comentou sobre as dificuldades que vem enfrentando desde então

Andy Cole tem passado por dificuldades após transplante de rim
Andy Cole tem passado por dificuldades após transplante de rim - James Chance (Getty Images)

Por Redação do Esporte Interativo

Andy Cole foi um dos grandes centroavantes da história do Manchester United. Campeão da Champions League na temporada 1998/99 pelo clube, o agora ex-jogador enfrenta uma batalha muito maior do que qualquer outra que viveu nos gramados: superar as dificuldades impostas por um transplante de rim.

Em entrevista ao 'The Guardian', Cole revelou que, desde 2017, vem sofrendo por conta do transplante e ainda não recuperou totalmente. Em determinadas ocasiões, chega até mesmo a pensar em "desistir de tudo".

"Existem muitos, muitos momentos em que eu quero desistir. E ponto. Não só da vida, mas desistir de tudo. Se torna muito difícil. Na última quarta, do nada, eu estava com dificuldades. Eu aceitei a derrota e tive de ficar na cama. Antes, até lutaria, mas agora sei que não tenho como vencer."

Debe activar el uso de Cookies Sociales para ver el contenido.

Para o ex-jogador, o isolamento tem piorado seu estado mental, uma vez que, vivendo sozinho, não consegue se distrair e se exercitar. Portanto, para Cole, os problemas decorrentes do novo rim acabam se acentuando.

"É muito difícil e, a cada dia, se torna pior. Estou vivendo sozinho há dois anos. Achava reconfortante sair e conversar com alguém. Me tirava de casa. Você pode falar com as pessoas por vídeo, mas não é a mesma coisa."

Mentalmente, é paralisante. Quando você acorda, se pergunta: 'ok, o que posso fazer hoje?' e acaba fazendo as mesmas coisas de sempre. Costumo dizer para meus amigos: 'estou exausto, estou exausto'".

Andy Cole na época de jogador, vestindo as cores do Manchester United (Foto: Getty Images)
Andy Cole na época de jogador, vestindo as cores do Manchester United (Foto: Getty Images)

Apesar de tudo, o agora assistente técnico do Southend United, da League One, terceira divisão inglesa, afirma que tem melhorado - segundo seus amigos - e se mantém positivo para tentar ajudar outras pessoas que passam pelo mesmo processo.

Um grupo de pesquisa do rim me procurou. Tive a oportunidade de ir até o laboratório deles. O que me impressionou foi quando me contaram quantas pessoas odiavam seus corpos depois do transplante. O pensamento era: 'eu não consigo me olhar, eu me odeio'. E eu estava passando por isso. Então, você ouve que outras pessoas passam pela mesma coisa. Quero ajudar essas pessoas."

"Eu me pergunto: 'Como passei por isso? Desde a doença, até o transplante e chegando aqui.' E não sei como consegui. Alguns dias são um borrão. Mas meus amigos dizem que minha melhora nos últimos 18 meses é inacreditável. Eles dizem que sou mais forte do que penso."

Revelado pelo Arsenal, Andy Cole teve boa passagem pelo Newcastle e se consolidou como ídolo do Manchester United. Pelos Red Devils, formou dupla de ataque marcante com Dwight Yorke e marcou 121 gols nas 274 partidas vestindo a camisa do clube.

Melhores Momentos - PSG 1x3 Manchester United

Mais Vistas