Melhor Futebol do Mundo

Joan Laporta não descarta Rafa Márquez como substituto de Xavi no Barcelona

Atualmente comandante do time B, ex-zagueiro mexicano é um dos candidatos a vaga de treinador da equipe principal do clube blaugrana

Rafa Márquez (esq.) ao lado de Xavi durante treino do Barcelona
Rafa Márquez (esq.) ao lado de Xavi durante treino do Barcelona (Divulgação/FCBarcelona)

Por Redação da TNT Sports

Presidente do Barcelona, Joan Laporta não descartou a possibilidade de Rafa Márquez ser o sucessor de Xavi no clube. Em entrevista à 'RAC1', o mandatário afirmou que o ex-zagueiro mexicano, atualmente comandante do time B dos culés, é um dos candidatos a vaga de treinador da equipe principal e afirmou que a contratação passará pelas mãos de Deco, diretor esportivo blaugrana.

CLIQUE AQUI E ASSINE A HBO MAX PARA ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE!

Temos de deixar Deco trabalhar, mas existem algumas premissas. (Rafa Márquez) não está descartado, está com um histórico muito bom, está treinando na casa e conhece os jogadores que estão chegando ou em transição", disse o dirigente.

Rafa Márquez nunca trabalhou em uma equipe de elite. O agora treinador está no Barcelona B desde 2022. Antes, como jogador, vestiu a camisa do gigante catalão entre 2003 e 2010, e foi companheiro tanto de Xavi quanto do atual diretor esportivo.

Xavi deixará o Barcelona ao término da temporada 2023/24, em junho. A decisão foi comunicada após a derrota por 5 a 3 para o Villarreal, em 27 de janeiro, e pegou o presidente do clube de surpresa. Além disso, Laporta também revelou que já teria demitido o comandante se não fosse o seu histórico no clube.

Foi surpreendente porque não tínhamos planejado. Escutei com atenção porque ele é uma pessoa honesta, com dignidade absoluta e ama o Barcelona. Quero que continue até o fim da temporada, ele merece que confiemos nele. Na liga não temos que jogar a toalha, e a eliminatória da Champions é muito importante (...) Se não fosse Xavi, sim (teria demitido de forma imediata). Eu não teria aceitado esta fórmula", comentou.

Siga o nosso canal exclusivo de Futebol Europeu no WhatsApp e fique por dentro de todas as informações do Melhor Futebol do Mundo!

O Barcelona vive um processo de reconstrução após sérios problemas financeiros. Em 2023/24, o clube ocupa a quarta colocação do Campeonato Espanhol, com 47 pontos. Rival dos culés, o Real Madrid lidera a competição, 10 pontos a frente da equipe de Xavi.

Royal Antuérpia vence Barcelona na Champions League; veja os melhores momentos

Mais Vistas