Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Jornal crava acerto para compra do Newcastle por consórcio da Arábia Saudita

Clube da Premier League deve ser vendido por 300 milhões de libras; negócio tem repercussão negativa

Newcastle não vive boa fase em campo, sendo o vice-lanterna da Premier League
Newcastle não vive boa fase em campo, sendo o vice-lanterna da Premier League (Jack Thomas/WWFC/Wolves via Getty Images)

Por Redação da TNT Sports

A venda do Newcastle United, da Inglaterra, a um consórcio financiado pelo governo da Arábia Saudita deve, enfim, acontecer. A negociação ficou emperrada pelos últimos três meses, mas segundo o jornal 'The Guardian', os problemas foram resolvidos e a aquisição deve sair do papel.

O consórcio da Arábia Saudita vai pagar 300 milhões de libras (R$ 2,2 bilhões) para comprar 80% do Newscastle. Os 20% restantes ficarão divididos igualmente entre os bilionários irmãos Simon e David Reuben e a empresa PCP Capital Partners, de Amanda Staveley, que deve ser a nova CEO do clube inglês caso a aquisição, de fato, ocorra.

A principal mudança que fez o negócio andar e possivelmente ser aprovado já nos próximos dias foi a permissão do governo saudita para que a emissora 'BeIN Sports', uma das principais investidoras em direitos da Premier League, possa voltar a operar no país, assim como uma promessa de um mais rigoroso combate à pirataria.

Além disso, um possível compromisso do consórcio para que o príncipe-herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, não participe das decisões de dia a dia do clube inglês após a aquisição. Justamente por isso Amanda Staveley deve ser nomeada como CEO, segundo o jornal britânico.

Atualmente, o Newcastle ocupa a vice-lanterna da Premier League, somando apenas três pontos nas primeiras sete partidas da temporada 2021/2022.

NEGÓCIO TEM REPERCUSSÃO NEGATIVA

Tramitando há alguns meses na Inglaterra, a aquisição do Newcastle pelo consórcio financiado pelo governo da Arábia Saudita tem enorme repercussão negativa no Reino Unido e mundo afora, principalmente em grupos de defesa a direitos humanos, que denunciam Mohammed bin Salman de suprimir direitos civis e até mesmo assassinar jornalistas opositores.

O serviço de inteligência dos Estados Unidos reportou, em fevereiro deste ano, que o plano para "capturar ou matar" o jornalista saudita Jamal Khashoggi foi aprovado pelo príncipe herdeiro. Khashoggi foi assassinado no consulado da Arábia Saudita na Turquia. O governo saudita respondeu alegando que a acusação é "negativa, falsa e inaceitável".

A tentativa de compra do Newcastle é apontada como uma tentativa de "sportswash", cuja intenção é transmitir uma imagem positiva através de altos investimentos em equipes esportivas.

Mais Vistas