Jude Bellingham em 2023: veja análise dos números do craque do Real Madrid no ano
Dono do Golden Boy 2023 acumula estatísticas desde a sua chegada ao clube espanhol; jovem de 20 anos se consolidou na seleção inglesa após período de destaque no Borussia Dortmund

Por Danilo Jordão
De destaque do Borussia Dortmund a estrela do Real Madrid e da Inglaterra, Jude Bellingham vive um ano mágico na sua curta carreira. Aos 20 anos, o mais novo dono do Prêmio Golden Boy 2023 se consolidou entre os melhores jogadores do mundo com boas atuações e, consequentemente, números impressionantes.
CLIQUE AQUI E ASSINE A HBO MAX PARA ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE!
Abaixo, a TNT Sports Brasil separou as estatísticas do meio-campista inglês que, sob o comando de Carlo Ancelotti, encarnou o espírito de goleador do gigante espanhol, com 13 gols em 14 jogos na temporada 2023/24.
Jude Bellingham em 2023
Borussia Dortmund
- Jogos: 20 (14 vitórias, três empates e três derrotas)
- Gols: 5
- Assistências: 3
Real Madrid
- Jogos: 14 (11 vitórias, dois empates e uma derrota)
- Gols: 13
- Assistências: 3
Inglaterra
- Jogos: 5 (quatro vitórias e um empate)
- Gols: 1
- Assistências: 1
Nova função tática

Contratado pelo Real Madrid por 103 milhões de euros na última janela de transferências, Bellingham veste a camisa 5 do clube merengue, mas tem responsabilidades, em determinados momentos dos jogos, de um atacante.
Com a saída de Benzema rumo ao Al-Ittihad, a equipe comandada por Carlo Ancelotti passou a jogar sem um centroavante fixo - novo reforço do clube, o atacante de área Joselu não postula entre os titulares. Dessa forma, o técnico italiano utiliza Bellingham como um "falso nove", que se aproxima muito de Vini Jr. e Rodrygo para triangulações no setor de ataque.
No estilo de jogo marcado por aproximações e trocas de posição no último terço do campo, o Real Madrid tem em Bellingham um meio-campista, meia-atacante, ponta de lança e centroavante. Daí vem o segredo para o sucesso, até o momento, com apenas uma derrota nos seus primeiros 14 jogos pelo clube. Mesmo sem brilho em determinadas partidas, os merengues têm a impresivibilidade como principal característica rumo às vitórias.
Bellingham não só dialoga muito bem com os atacantes brasileiros durante a partida, mas carrega um senso de posicionamento muito importante para o sucesso na nova função. Os gols contra Union Berlin, pela estreia na Champions, e o gol da virada sobre o Barcelona em LaLiga, exprimem o oportunismo do meia diante de situações que o Real precisa do resultado.
A qualidade da finalização de média distância também é acima dos demais: o gol contra o Braga, em Portugal, mostra a facilidade do inglês em balancear força e jeito para marcar.
Prêmios individuais

A notória evolução de Bellingham com a chegada ao Real Madrid o colocou entre os principais jogadores do mundo. Embora ainda tenha ficado longe do topo na principal premiação individual do futebol, com a 18ª posição na Bola de Ouro 2023, a tendência é que o inglês passe a brigar pela honraria já na próxima edição.
No entanto, nesta sexta-feira (17), o craque ficou com o Prêmio Golden Boy 2023 após receber 97% dos votos. Além disso, não saiu da cerimônia da Bola de Ouro de mãos vazias: conquistou o Troféu Kopa, que premia o melhor jogador sub-21 do mundo.
A disputa da próxima edição da Bola de Ouro não será fácil. Se Bellingham deixou a Alemanha para jogar no Real, Harry Kane saiu do Tottenham para disputar a Bundesliga com a camisa do Bayern, onde tem se destacado.
Nomes já consolidados no cenário mundial, Mbappé e Haaland também começaram a temporada com grandes números e atuações. Além deles, Antoine Griezmann, vice-artilheiro de LaLiga pelo Atlético de Madrid, é brilhante no estilo de jogo compactado de Simeone e se apresenta, atualmente, como um dos melhores do planeta.
Não dá para cravar se Jude Bellingham será o melhor jogador do mundo. Mas é evidente, com a facilidade de adaptação do jovem de 20 anos, que o jogador tem todas as condições de erguer os braços, num futuro próximo, para receber os mais importantes troféus coletivos e individuais.