Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

OFICIAL: Fifa e Uefa suspendem clubes russos de competições e seleção está fora da Copa

Em comunicado, entidades anunciam novas medidas contra a Rússia, após guerra com a Ucrânia

Rússia está fora da Copa do Qatar
Rússia está fora da Copa do Qatar (Divulgação / FIFA)

Por Redação da TNT Sports

A Fifa e a Uefa anunciaram nesta segunda-feira (28) que suspenderam a Federação de Futebol da Russa de suas competições. Desta forma, a Rússia fica impedida de disputar as Eliminatórias para a Copa do Qatar e, consequentemente, está fora da própria Copa do Mundo, que ocorrerá no fim do ano.

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR A HBO MAX E ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE 2021/22!

Além disso, os clubes masculinos e femininos do país não poderam disputar nenhuma competição oficial organizada pelas entidades, como a Champions League e a Europa League. A medida envolve todas as seleções russas, incluindo masculina, feminina e seleção de categorias de base. Desta forma, a Rússia também está fora da próxima Euro Feminina que seria disputada na Inglaterra, no mês de julho.

A decisão acontece no mesmo dia em que o Comitê Olímpico Internacional (COI) recomendou a todas as federações de cada modalidade esportiva que excluam os atletas russos de competições internacionais.

As punições são uma resposta das entidades ao ataque militar russo a Ucrânia, que acontece desde a semana passada em território ucraniano.

Confira, abaixo, o comunicado oficial da Fifa e da Uefa:

"Na sequência das decisões iniciais adoptadas pelo Conselho da FIFA e pelo Comité Executivo da UEFA, cujas decisões previam a adopção de medidas adicionais, a FIFA e a UEFA decidiram hoje em conjunto que todas as equipas russas, quer sejam equipas representativas nacionais ou equipas de clubes, serão suspensas da participação em competições da FIFA e da UEFA até novo aviso. Essas decisões foram adotadas hoje pelo Bureau do Conselho da FIFA e pelo Comitê Executivo da UEFA, respectivamente os mais altos órgãos decisórios de ambas as instituições em assuntos tão urgentes. O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos."

Mais Vistas