Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Oito brasileiros estão bloqueados pela FIFA para disputar a Premier League neste final de semana

A medida foi imposta pois a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recorreu à federação internacional após clubes ingleses não liberarem os jogadores para disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo; Richarlison, do Everton, é o único a não receber o bloqueio

Firmino e Alisson são dois dos oito jogadores brasileiros que estão bloqueados para disputar a rodada da Premier League neste fim de semana
Firmino e Alisson são dois dos oito jogadores brasileiros que estão bloqueados para disputar a rodada da Premier League neste fim de semana - Justin Setterfield (2019 Getty Images, Getty Images Europe)

Por Fred Caldeira e Larissa Carvalho

Os clubes da Premier League que não liberaram jogadores brasileiros para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo foram bloqueados pela FIFA, após reivindicação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Agora, eles terão de passar cinco dias sem escalar os atletas brasileiros, no período compreendido entre 10 e 14 de setembro; do contrário, serão punidos. A informação foi confirmada pela reportagem da TNT Sports.

Entre os afetados pela medida está o Liverpool, que terá de ficar sem Fabinho, Alisson e Firmino na partida deste domingo (12) contra o Leeds United, este que não poderá contar com Raphinha. No Manchester City, Gabriel Jesus e Ederson devem ser desfalques contra o Leicester, neste sábado (11).

Alguns brasileiros, inclusive, desfalcarão suas respectivas equipes não somente na Premier League, mas também na Champions. Esse é o caso de Fred, do Manchester United, e do Thiago Silva, do Chelsea. Ambos têm jogos neste sábado pela competição nacional e dia 14 pela competição europeia. Fred ficará de fora da partida contra o NewCastle e Young Boys, enquanto que Thiago Silva será desfalque contra o Aston Villa e Zenit.

O único clube inglês que saiu ileso nessa situação foi o Everton, a pedido da CBF, devido à participação de Richarlison nas Olimpíadas. Naquele episódio, o clube autorizou, de última hora, que o atleta fosse disputar os Jogos para substituir Pedro, que não foi liberado pelo Flamengo.

Caso os clubes ingleses descumpram o bloqueio, a punição disciplinar prevista no regulamento da FIFA é uma derrota automática por 3 a 0. A dúvida, no caso de Liverpool e Leeds, que se enfrentam nesta rodada, é sobre em quem a regra seria aplicada se ambos desrespeitarem a determinação.

Os clubes se posicionam contrários à liberação dos jogadores porque o Brasil está na "lista vermelha" do Reino Unido, ou seja, é considerado um local com alta transmissão do coronavírus. Por essa razão, os atletas precisam cumprir quarentena de dez dias ao retornar à Terra da Rainha. Enquanto esse período de isolamento for exigido, os times ingleses permanecerão sem autorizar a ida dos brasileiros às Eliminatórias.

Mais Vistas