Melhor Futebol do Mundo

Pedro Lima revela bastidores de sua saída do Palmeiras e comenta evolução na Inglaterra

Jogador está emprestado ao Norwich City, da Inglaterra, e contou sobre papo com Abel Ferreira antes da decisão de partir por empréstimo para o futebol inglês

Pedro Lima está emprestado ao Norwich City, da Inglaterra
Pedro Lima está emprestado ao Norwich City, da Inglaterra (Reprodução/Redes sociais)

Por Rodrigo Fragoso

Pedro Lima é mais uma das várias Crias da Academia que se destacam nas categorias de base e já conquistam o torcedor antes mesmo de uma estreia no time profissional. Ainda assim, o volante entrou em campo por cerca de meia-hora contra o Bolívar, pela Copa Libertadores da América, mas partiu no meio do ano.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DO PALMEIRAS DA TNT NO WHATSAPP!

Em papo exclusivo com a TNT Sports, ele revelou bastidores da sua decisão de deixar momentaneamente o Palmeiras, do papo com Abel Ferreira no momento da decisão de partir para o Norwich City, da propaganda que faz do Palmeiras aos seus companheiros, das suas referências em campo e também da evolução que tem sentido atuando na Inglaterra. Confira a entrevista!

TNT Sports: O que te fez sentir que seu tempo de categoria de base no Palmeiras já havia acabado e era hora de subir um degrau?

Pedro Lima: Essa decisão de sair do Palmeiras foi difícil. Eu estava lá desde os 12 anos de idade, mas eu estava no meu último ano sub-20 e tinha conquistado tudo. Então eu precisava mudar, dar um passo na carreira. Então quando surgiu a chance de vir pra Europa, pra Inglaterra especificamente, que eu cresci assistindo o futebol daqui, sempre tive vontade, poder me inserir aqui, mesmo sendo por empréstimo, foi legal.

Pedro Lima em ação com a camisa do Palmeiras | Reprodução/Redes sociais
Pedro Lima em ação com a camisa do Palmeiras | Reprodução/Redes sociais

TNT Sports: O Palmeiras procurava um meio-campista. Quando você percebeu que não teria espaço para jogar ainda nessa temporada com os profissionais?

Pedro Lima: Meu contrato acabava em 2024, então eu estava nessa de renovação e o Palmeiras sempre deixou claro que queria renovar comigo. Renovando, por ser meu último ano de sub-20, eu queria saber do meu espaço, já que eles sempre tiveram muita confiança no meu trabalho. Mas no momento, não havia espaço pra me deixar evoluir como eles próprios gostariam. Então sentamos com a diretoria, com o Abel, e vimos que o melhor seria o empréstimo pra mim. Entramos num consenso, foi super tranquilo. Aí começamos a ver os clubes, apareceu o Norwich que já me monitorava fazia um tempo e topou fazer esse empréstimo sem opção de compra, que os clubes não gostam de fazer. Não é vantajoso pra eles, mas o Norwich topou. Eu renovei meu contrato, estou feliz aqui e sentindo que estou evoluindo. Deu tudo certo.

CLIQUE AQUI E ASSINE A HBO MAX PARA ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE!

TNT Sports: Como foi esse papo com o Abel Ferreira?

Pedro Lima: Eu treinava bastante com o profissional, então já estava no dia a dia. E ele foi bem honesto, só falou que não tinha espaço suficiente, que poderia procurar o empréstimo, que seria bom pra mim. E aí ambas as partes concordaram e foi super tranquilo.

TNT Sports: O Académico de Viseu te parecia uma boa chance de crescer? Foi o primeiro clube a te procurar.

Pedro Lima: Teve a proposta, sim. Eles já me monitoravam também e quando soube que eu estava pra ser emprestado, eles entraram, aí vazou pra torcida. Era um clube que eu estava interessado, estava olhando com bastante carinho, mas depois apareceu o Norwich e eu acabei fazendo essa escolha.

TNT Sports: Você está jogando na Premier League 2, que é uma competição sub-21, ou seja, ainda de base mesmo. Era o combinado com o clube mesmo? Você queria atuar entre profissionais?

Pedro Lima: Eu sabia que seria inicialmente pro sub-21, mas o que mais me chamou a atenção, obviamente, nós que somos jovens queremos muito jogar no profissional. Eu tive vários clubes profissionais interessados, mesmo sendo sub-21, me chamou a atenção porque todo mundo sabe que o futebol aqui é muito intenso, muito rápido, a parte atlética do jogador também é muito importante e isso seria muito importante pra eu evoluir por conta das minhas características, por ser um jogador mais técnico, que joga mais com a bola. Pensando na minha carreira, eu tenho 20 anos, ainda jovem, e essa fase pode ser importante pro futuro da minha carreira. Mas eu já sabia que o começo seria no sub-21, na Premier League 2. De acordo com a minha performance, estou entrando no meu terceiro mês, vai pintar oportunidade. Estou treinando com o profissional também.

TNT Sports: Foram só seis jogos desde a sua chegada e já dois gols, mas também muitos treinos com profissionais. Nesses três meses, o que deu pra absorver de diferente?

Pedro Lima: Aqui o calendário da Premier League 2 é um pouco menor. O Brasil tem campeonato da CBF, tem campeonato estadual, então aqui a gente joga menos. Carga de treinamento é mais forte, academia também fazemos mais forte. Então há uma grande diferença. Eles também dão menos importância ao resultado. No Brasil, por sermos Palmeiras, estamos acostumados sempre a ganhar os jogos, tem muitos clássicos e a gente acaba pensando mais na vitória. Aqui a gente sempre é incentivado a jogar sob pressão, sair jogando, e os campos são muito bons, então isso ajuda.

Pedro Lima chegou por empréstimo ao Norwich City | Reprodução/Redes sociais
Pedro Lima chegou por empréstimo ao Norwich City | Reprodução/Redes sociais

TNT Sports: Em qual posição você tem atuado?

Pedro Lima: Aqui a gente joga no 3-4-3 com dois volantes a frente da linha de zaga e essa é a posição que tenho jogado mais. Às vezes, mais pro final de jogo, fico com uma função mais ofensiva, mas geralmente são dois volantes mais fixos, seja pelo lado direito ou esquerdo. No Palmeiras, também estava acostumado a isso, jogávamos com dois volantes também. Não mudou muito, não.

TNT Sports: Referências na posição nesse momento. Quem você tem observado?

Pedro Lima: O que está mais próximo hoje é o Gabriel Sara. Vem desempenhando muito bem na Championship, é a segunda temporada dele aqui. Então, treinando no dia a dia e vendo os jogos, é um cara que tenho me espelhado bastante. Ele tem feito essa função mais recuada, porque no São Paulo ele jogava mais perto da área, aqui ele está mais box to box, então eu estou me espelhando bastante nele. Fora o Rodri, do Manchester City, que eu sempre fui muito fã. Busquets também que agora está no Inter Miami. O Fabián Ruiz também vi semelhança por ser canhoto e mais alto. Agora que a Real Sociedad está jogando muita bola, o Merino também. São jogadores que fisicamente e tecnicamente se assemelham a mim.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DE FUTEBOL EUROPEU DA TNT NO WHATSAPP!

TNT Sports: Você já fala inglês e agora está fazendo aula de francês. Quanto te ajudou na adaptação na Inglaterra? E qual o motivo de iniciar as aulas de francês?

Pedro Lima: Essa parte de falar inglês, com certeza foi muito bom, muito importante. Meus pais sempre me incentivaram bastante a estudar. Eu fazia inglês quando era menor, quando entrei e treinei todo dia com escola, parei. Mas quando me formei voltei a fazer e estou num nível muito bom. Chegando aqui falando inglês você consegue se adaptar muito melhor. Esse é um processo fundamental porque a adaptação influencia muito na comunicação com o técnico e com os companheiros. E com francês é mais um hobby mesmo. Eu tentei fazer faculdade, mas com essa rotina é muito difícil, então estudo idiomas pra manter o cérebro em funcionamento. E escolhi o francês por ser uma língua um pouco mais distante, não tem quem fale próximo de mim. O espanhol eu consigo me virar por ser semelhante, tem alguns companheiros também que falam espanhol, e estou fazendo junto com a minha namorada. Então nesse namoro à distância, é legal porque também estamos juntos aprendendo uma língua nova.

TNT Sports: Estuda só línguas ou outras coisas? Você queria fazer qual faculdade?

Pedro Lima: O estudo maior é questão de idioma. Eu gosto, a gente nunca sabe como vai ser a carreira. E faculdade, quando eu saí do ensino médio, passei em filosofia na PUC. Mas foi na época que começou a pandemia. Eu queria ir na faculdade. Treinar de dia, estudar de noite. O EAD não funcionou muito.

TNT Sports: Tem acompanhado o Palmeiras na briga pelo título paulista sub-20?

Pedro Lima: Tenho, sim! Vão jogar agora o jogo da volta contra o Novorizontino. E o horário é melhor de acompanhar do que o profissional. São três horas a mais, se eles jogam às nove aí, é meia-noite aqui. Mas da base é mais tranquilo, tenho assistido, tomara que classifiquem pra final. Torcer pra trazerem o título e eu vou ter direito à medalha! Joguei as duas primeiras fases, tenho seis gols no torneio, então estou torcendo muito pelo título!

TNT Sports: Você é um embaixador do Palmeiras aí na Inglaterra? Conversa com os companheiros sobre o clube?

Pedro Lima: Claro! Eles sempre me perguntam do Endrick. Quando falo que conheço ele, que treinei e joguei bastante com ele, que tenho o número de telefone dele, os caras acham o máximo. Quando teve a virada contra o Botafogo, acordei e vi que virou pra 4 a 3 eu já saí mostrando pra todo mundo. Fico falando que se fosse o Palmeiras, ganharia dos times que eles torcem. Estou sempre falando do Palmeiras aqui.

Mais Vistas