Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Presidente do Barcelona quebra silêncio e defende Superliga: 'Absolutamente necessária'

Joan Laporta voltou a defender o projeto, ressaltando que ainda não 'abandonou o barco'

Laporta defendeu a Superliga
Laporta defendeu a Superliga - David Ramos (Getty Images)

Por Redação da TNT Sports

Nesta quarta (21), Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, garantiu que o projeto da Superliga está apenas paralisado, não encerrado. Joan Laporta, presidente do Barcelona, adotou o mesmo tom nesta quinta (22), ao falar da competição.

Em entrevista à 'TV3', Laporta voltou a defender a Superliga e ressaltou que ainda planeja novas conversas com a UEFA para tentar viabilizar o novo torneio.

Quer assistir a todos os jogos da Champions League e à maior cobertura do Campeonato Italiano? Então, clique aqui e assine o Estádio TNT Sports!

"Estamos abertos a um diálogo com a UEFA. Creio que haverá um entendimento. Precisamos de mais recursos para que isso seja um espetáculo. É absolutamente necessário que os clubes grandes deem sua opinião em relação à divisão econômica."

Apesar disso, o mandatário voltou a afirmar que, no fim, a decisão em relação ao Barcelona entrar na Superliga dependerá da aprovação dos sócios: "Temos uma posição de cautela. É uma necessidade, mas a última palavra será dos sócios."

Em comunicado oficial, o Barcelona também se posicionou, nesta quinta (22). Confira a nota na íntegra:

"O Barcelona compartilha a visão da maioria dos grandes clubes de futebol europeus, ainda mais com a atual situação socio-econômica, de que são necessários reformas estruturais para garantir a sustentabilidade financeira do futebol mundial, melhorando o produto que é oferecido aos torcedores, que sustentam esse esporte e são a maior força dele.

Nesse contexto, o Conselho Diretor do Barcelona aceitou, como matéria de urgente imediata, a oferta de fazer parte, como membro fundador, da Superliga, uma competição desenhada para melhorar a qualidade e atratividade do produto oferecido para os fãs de futebol e, ao mesmo tempo, como um dos princípios inalienáveis, buscar novas fórmulas de solidariedade com a família do futebol como um todo.

A decisão foi feita com base na convicção de que seria um erro histórico rejeitar a oportunidade de ser parte desse projeto como um de seus membros fundadores. Como um dos melhores clubes do mundo, nossa intenção sempre é estar à frente, isso sendo uma característica indispensável do clube e do seu espírito esportivo, social e institucional.

De qualquer modo, o Barcelona, como um clube que sempre foi e sempre deve ser propriedade de cada um de seus membros, reservou o seu direito de colocar uma decisão tão importante à aprovação dos seus órgãos competentes, depois de estudar cuidadosamente a proposta.

Visto a reação que o projeto já mencionado gerou em várias esferas, não há dúvidas de que o Barcelona entende que uma análise muito mais aprofundada acerca das razões que causaram essa reação é necessária, para poder reconsiderar, se necessário, a proposta como ela foi originalmente formulada, e no que for necessário, resolver todas os problemas, pensando sempre no bem do interesse geral do mundo do futebol. A análise profunda precisa de tempo e da calma necessária para evitar que ações precipitadas sejam tomadas.

Sentimos que é igualmente importante destacar o fato objetivo de que uma Corte de Justiça já garantiu proteção legal, da forma pedida, confirmando o direito da iniciativa dos clubes fundadores da Superliga. Nessa questão, o Barcelona considera que seria impróprio o processo de reflexão e debate ser estabelecido sob critérios de pressão e intimidação injustificadas.

Apesar de termos noção da importância e do interesse levantado por essa questão, assim como da necessidade de sempre agir com total transparência, o Barcelona agirá com a devida cautela a todo tempo e pede a compreensão total, o respeito e, acima de tudo, a paciência de torcedores do Barcelona e da opinião pública."

Veja os melhores momentos de PSG 1x1 Barcelona

Mais Vistas