Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Primeira bola com sistema tecnológico no futebol profissional será usada em Portugal

iBall mede mais de 300 métricas e marca a diferença na inovação e tecnologia; Projeto inovador será utilizado pela primeira vez em jogos do playoff da Liga Portugal bwin

iBall fornecerá informações detalhadas do desempenho dos times e jogadores em Portugal
iBall fornecerá informações detalhadas do desempenho dos times e jogadores em Portugal - Divulgação (Divulgação)

Por Redação da TNT Sports

A mais alta inovação chegou ao futebol profissional de Portugal. Pela primeira vez em jogos oficiais, no futebol mundial, será utilizada uma bola com chip, totalmente tecnológica, que mede mais de 300 métricas e estatísticas, denominada de iBall. O projeto surge de uma parceria com a 'Kinexon', empresa que desenvolveu a tecnologia, e 'Sausport', distribuidora no país.

CLIQUE AQUI E ASSINE A HBO MAX PARA ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE!

A utilização da iBall, aprovada e certificada pela FIFA, será feita nos jogos do playoff, entre Chaves e Moreirense, válido pelo acesso ao Campeonato Português, permitindo aos clubes e torcedores terem acesso em tempo real a novos dados sobre a performance dos jogadores e das equipes. Através da instalação de um chip, esta tecnologia vem complementar a já existente dos coletes de GPS e disponibilizar toda a informação que envolva o tracking da bola.

A inovação fornecerá às equipes técnicas mais de 300 métricas para análise, das quais destacam-se as seguintes: Velocidade e distância de passes; Velocidade e distância de remates; Tempo de posse de bola da equipe e individual de cada jogador; Verticalidade dos passes; Taxa de acerto individual e da equipe de cada tipo de passe (longo e/ou curto); Posse de bola por zona do terreno; Trajetória da bola na jogada de um gol com informação detalhada; Colocação dos remates; Tempo que cada jogador demora desde que recebe a bola até que a solta novamente; Medição exata do tempo útil de jogo.

Vale ressaltar que alguns dos dados recolhidos serão também disponibilizados para os torcedores via transmissão televisiva e redes sociais da Liga Portugal.

EXCLUSIVO: Alex afirma que Champions League tem um nível 'mais alto que o da Copa do Mundo'

Mais Vistas