Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Raio-X de um fenômeno: Como foram marcados os 104 gols de Erling Haaland em sua carreira

Quantos gols tem Haaland na carreira? Levantamento feito pela TNT Sports detalha como foram marcados e por quais equipes. Confira!

Haaland tem assombrado o mundo inteiro com sua média de gols
Haaland tem assombrado o mundo inteiro com sua média de gols - Lars Baron (Getty Images)

Por Gabriel Menezes

Erling Braut Haaland. O nome do centroavante norueguês tem ressoado como um terror para zagueiros na Europa e traz, para o torcedor, uma certeza: o gol. O fenômeno que tem chamado atenção do mundo inteiro tem 104 gols em sua curta carreira de 149 jogos disputados.

A TNT Sports fez um levantamento de todos os gols do centroavante que hoje veste a camisa do Borussia Dortmund desde que ele se profissionalizou e traz dados detalhados que ajudam a mostrar como Haaland, mesmo com apenas 20 anos, tem se firmado como um dos melhores atacantes do mundo.

Gols de Haaland por clubes

Erling Haaland começou sua carreira na base do modesto Bryne, da Noruega, e se profissionalizou muito cedo: em 2016, com 15 anos, fez sua estreia no time principal do clube, na segunda divisão norueguesa. Em sua primeira temporada, no entanto, não marcou gols.

Em 2017, assinou contrato com o Molde, equipe então três vezes campeã do Campeonato Norueguês. Treinado por Ole Gunnar Solskjaer, que hoje comanda o Manchester United, começou a se destacar: foram 20 gols em 50 partidas, espalhadas entre os anos de 2017 e 2019.

Haaland no Molde, aos 16 anos (Foto: Getty Images)
Haaland no Molde, aos 16 anos (Foto: Getty Images)

Em janeiro de 2019, Haaland se transferiu para o RB Salzburg. No mesmo ano, estreou na Champions League e começou a chamar a atenção do mundo. Pela equipe austríaca, sua média de gols disparou: marcou 29 vezes em apenas 27 jogos, o levando ao Borussia Dortmund em janeiro de 2020.

Gols de Haland contra o Genk

Pelo time do Signal Iduna Park, Haaland seguiu destruindo os adversários, marcando gols como se estivesse brincando no quintal. Em 49 jogos com o Dortmund, o norueguês tem exatos 49 gols, contados até a vitória sobre o Köln, no último sábado (20).

Clube Jogos Gols
Bryne FK 16 0
Molde FK 50 20
RB Salzburg 27 29
Borussia Dortmund 49 49
TOTAL 142 98
Veja os melhores momentos de Dortmund 2x2 Sevilla

Gols de Haaland pela seleção norueguesa

Neste levantamento, contamos apenas os gols pela seleção principal da Noruega para chegar aos 104 gols marcados por Haaland em sua carreira, descartando os 24 que marcou pelas categorias de base (2 no sub-17, 11 no sub-19, 11 no sub-20).

Desde que estreou na seleção profissional, em 2019, Haaland tem sido tão letal quanto é pelos seus clubes. Em apenas sete jogos, marcou seis vezes, contra Irlanda do Norte (2 vezes), Romênia (hat-trick) e Áustria.

  Jogos Gols
Por clubes 142 98
Pela Noruega 7 6
TOTAL 149 104
Três vezes Haaland: atacante norueguês fez um hat-trick na goleada da Noruega sobre a Romênia

E como esses gols foram marcados?

Levantamos também como Haaland marcou alguns desses gols. Algumas curiosidades: apenas quatro deles foram de fora da área e outros oito contaram com dribles no goleiro.

O centroavante de 1,94m também tem relativamente poucos gols de cabeça. Ao todo, foram apenas sete. A grande maioria, claro foi marcado com a perna esquerda: 83 tentos, incluindo 10 de pênalti. Em 14 oportunidades, Haaland estufou as redes adversárias com a perna direita.

Outro dado interessante, que mostra uma característica de um centroavante clássico: o prodígio marcou 63 dos seus gols com apenas um toque na bola (não contando os pênaltis). Outros 15 tiveram apenas dois toques antes da bola entrar. Ou seja: 78 dos 104 gols de Haaland foram marcados com no máximo dois toques na redonda.

Como foram marcados Gols
Perna esquerda 73
Perna direita 14
Pênaltis 10
De cabeça 7
Sevilla se enrola na saída de bola e Haaland abre o placar para o Borussia Dortmund

Mais Vistas