Taison recebe punição por reagir a racismo em partida do Shakhtar Donetsk
Brasileiro chutou uma bola na direção de torcedores do Dinamo de Kiev, que também foi punido

Taison respondeu a torcedores e acabou punido pela federação ucraniana | Reprodução/Instagram
No último final de semana, os brasileiros Taison e Dentinho passaram por uma situação simplesmente vergonhosa. Contra o Dinamo de Kiev, os dois jogadores do Shakhtar Donetsk sofreram racismo vindo dos torcedores adversários. Nesta quinta (21), o primeiro deles, que reagiu dentro de campo, foi punido pela federação ucraniana.
Já no fim da segunda etapa, Taison se cansou de ouvir torcedores imitando macacos e o ofendendo com insultos de cunho racista. Revoltado, chutou uma bola na direção da arquibancada e mostrou o dedo do meio para os que se utilizaram de racismo para provocá-lo. Acabou expulso.
Já sabe onde assistir aos jogos da Champions League? Assista a TODOS os jogos no EI Plus!
Nesta quinta (21), Taison acabou sendo suspenso por mais uma partida - além da suspensão automática por conta do cartão vermelho - pela Associação Ucraniana de Futebol. O Dinamo de Kiev, cujos torcedores foram os responsáveis pelo racismo, também foi punido: um jogo de portões fechados e 500 mil Grívnia (R$ 87.160,38).
A FifPro (associação de jogadores) se manifestou a respeito do caso em seu site oficial, condenando a punição deferida pela associação ucraniana. A entidade também considerou que isso é incompreensível.
"Estamos muito decepcionados com a decisão da Associação Ucraniana de Futebol de punir Taison com um jogo. Sancionar uma vítima de racismo vai além da compreensão e joga a favor daqueles que promovem esse comportamento vergonhoso."
STATEMENT
— FIFPRO (@FIFPro) November 21, 2019
We are very disappointed by the decision of the Ukrainian FA to hand Taison a one-match ban. Sanctioning a victim of racial abuse is beyond comprehension and it plays into the hands of those who promote this kind of disgraceful behaviour.https://t.co/TeC0Z7hGEg
Tanto Taison quanto Dentinho utilizaram suas redes sociais para se pronunciar a respeito do caso, lamentando o ocorrido. Dentinho, inclusive, chegou a classificar o dia da partida como "o pior dia da sua vida".
Comentários