Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

UEFA se desculpa por confusão causada com torcedores na final da Champions League

A entidade se pronunciou oficialmente nesta sexta-feira (03)

Torcedores se envolveram em confusão com policiais no Stade de France
Torcedores se envolveram em confusão com policiais no Stade de France - Matthias Hangst/Getty Images (Matthias Hangst/Getty Images)

Por Redação da TNT Sports

No último dia 28, na final da Champions League entre Liverpool e Real Madrid, torcedores ingleses tiveram problemas para entrar no estádio devido a invasões e ingressos falsos. Com tumultos, brigas e violências com seguranças e policiais, a UEFA se posicionou oficialmente nesta sexta (03).

Após a confusão, o Liverpool cobrou um posicionamento da entidade sobre o tratamento com seus torcedores, mas não houve nenhum comunicado imediato. Hoje, a UEFA se desculpou pelo ocorrido.

Confira a nota na íntegra:

"A UEFA deseja sinceramente pedir desculpas a todos os espectadores que tiveram que vivenciar ou testemunhar eventos assustadores e angustiantes na preparação para a final da UEFA Champions League no Stade de France em 28 de maio de 2022 em Paris, em uma noite que deveria ter sido uma celebração do futebol europeu de clubes. Nenhum torcedor de futebol deve ser colocado nessa situação, e isso não deve acontecer novamente.

Para o efeito, imediatamente após os eventos, a UEFA encomendou uma Revisão Independente para identificar as deficiências e responsabilidades de todas as entidades envolvidas na organização da final, e publicou hoje os Termos de Referência para esta revisão.

A Revisão Independente, que será liderada pelo Dr Tiago Brandão Rodrigues, de Portugal, visa compreender o que aconteceu na preparação para a final e determinar que lições devem ser aprendidas para garantir que não haja repetição das ações e eventos daquela dia.

A Revisão procurará estabelecer uma imagem completa e cronológica do que ocorreu durante o dia, tanto dentro do estádio como nas áreas circundantes, incluindo a análise dos fluxos de espectadores para o estádio através dos vários pontos de acesso.

Também examinará todos os planos operacionais relevantes relacionados à segurança, mobilidade, bilhética, bem como outros a critério do presidente da Revisão, e examinará o planejamento e a preparação das entidades envolvidas para a realização da final, inclusive no locais adicionais, como os pontos de encontro de torcedores do Liverpool FC e do Real Madrid CF.

A Revisão Independente visa identificar quaisquer problemas ou lacunas na implementação e funcionamento das operações e avaliar os papéis e responsabilidades de todas as entidades envolvidas e a adequação da sua resposta a eventos, de modo a fazer recomendações sobre as melhores práticas para o futuro da UEFA e as partes interessadas relevantes.

A Revisão irá envolver a UEFA e todas as partes interessadas relevantes, incluindo, mas não limitado a, grupos de adeptos, incluindo os Adeptos de Futebol da Europa, bem como os dos dois clubes finalistas; os próprios clubes finalistas; espectadores em geral; a Federação Francesa de Futebol; a Polícia e outras autoridades públicas nacionais e locais, e o operador do estádio.

Mais informações sobre como as partes relevantes podem enviar seus testemunhos (através de um endereço de e-mail dedicado ou um questionário online) serão comunicadas em breve.

As conclusões da Revisão, conclusões e recomendações serão detalhadas no Relatório e serão do Dr. Tiago Brandão Rodrigues e dos especialistas que o apoiarão. A Revisão começará imediatamente e deve ser concluída no menor prazo possível para produzir uma revisão abrangente dos eventos".

Arthur Quezada ouve torcedores que sofreram pra entrar no estádio

Mais Vistas