Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
NBA

NBA apresenta novos troféus da pós-temporada

Os seis troféus homenageiam ‘Lendas da NBA’ e pioneiros da liga.

Nova coleção de troféus da pós-temporada da NBA
Nova coleção de troféus da pós-temporada da NBA

Por Redação da TNT Sports

A NBA (National Basketball Association) revelou nesta quinta-feira, dia 12, a nova coleção de troféus da pós-temporada da liga, incluindo uma "evolução" do Troféu Larry O’Brien, taça entregue anualmente aos campeões da temporada. Os seis troféus, projetados em colaboração com o artista Victor Solomon e a rede Tiffany & Co., levam os nomes de ‘Lendas’ da NBA que ajudaram a dar forma à liga e representam os padrões de excelência na pós-temporada.

Troféu Larry O’Brien

O troféu de campeão da liga, que leva o nome de Larry O’Brien desde 1984, homenageia o terceiro comissário da NBA, responsável pela inclusão de quatro equipes da ABA e melhores contratos nacionais de transmissões por TV. O troféu tem cerca de 65cms e pesa aproximadamente 13,5kg, com sua última nova versão baseada em três áreas específicas.

– A rede e a bola foram deslocadas para a parte frontal, simbolizando o olhar da liga para o futuro.

– Sobrepondo o ouro vermeil 24k (vermeil indica uma quantidade importante de prata dourada), um tom em prata esterlina para enfatizar detalhes da rede e gomos da bola.

– A base foi redesenhada e apresenta dois discos. O disco superior lista os 75 campeões da NBA. Com início neste ano, os nomes de cada um dos campeões serão gravados no disco inferior, assim cada franquia vai receber um troféu inédito com o seu nome. O segundo disco foi projetado com espaço suficiente para exibir os próximos 25 campeões da NBA, levando à temporada de aniversário dos 100 anos. A área inferior da base do troféu apresenta a nova logo NBA Finals.

Troféu Bill Russell

O prêmio de MVP das Finais da NBA, nomeado de Bill Russell desde 2009, homenageia a ‘Lenda’ que tem o recorde de 11 títulos em 13 temporadas. O Troféu Bill Russell, que continua tendo 44cms e 5kg, é agora finalizado completamente em ouro vermeil para combinar com o Troféu Larry O’Brien e apresenta também detalhes dos gomos da bola e rede em prata esterlina.

Troféus de Campeões de Conferência da NBA

A NBA está dando os nomes de duas ‘Lendas’, Bob Cousy e Oscar Robertson, aos troféus de campeões de conferência. A homenagem reconhece suas valiosas contribuições em quadra e o impacto que causaram como primeiros presidentes da Associação Nacional de Jogadores Profissionais (NBPA).

Assim como os troféus originais criados em 2001, as taças de campeão da Conferência Leste e Oeste levantam uma bola de basquete de prata simbolicamente dividida em quatro seções, representando os principais marcos no caminho para as Finais da NBA: chegar aos Playoffs, vencer a primeira rodada, passar pelas semifinais da conferência e finais da conferência. A parte inferior lista as 15 equipes em cada conferência e o logotipo das finais da conferência. Feito em prata esterlina, o troféu da Conferência Oeste mede 40cms de altura e pesa 24kg, enquanto o troféu da Conferência Leste é pouco mais leve, pesando cerca de 13kg. As taças trazem os nomes de Cousy e Robertson na base e os resultados de cada série. O troféu de campeão da Conferência Leste é erguido em três postes, enquanto o troféu de campeão da Conferência Oeste é erguido em dois anéis.

Troféu Bob Cousy

Chamado de ‘Mr. Basketball’ e ‘The Houdini of the Hardwood’ (em alusão ao lendário ilusionista Harry Houdini) pela sua habilidade revolucionária em jogar basquete, Cousy foi nomeado para todas as equipes de aniversário na história da liga (25º, 35º, 50º e 75º). Seis vezes campeão da NBA, uma vez eleito ‘MVP’ e com 13 participações em All-Star Game, Cousy foi escolhido para a seleção All-NBA por 12 vezes e eleito duas vezes o ‘MVP’ do All-Star Game. Como primeiro presidente da NBPA, foi fundamental para garantir benefícios importantes para seus colegas jogadores.

"Faço parte da família NBA desde 1950 e uma das maiores alegrias da minha carreira após parar de jogar foi ver o jogo continuar a evoluir para o que é hoje. Há poucas conquistas maiores no esporte do que representar sua conferência nas finais da NBA, e estou emocionado que a NBA me concedeu a honra de estar conectado aos campeões da Conferência Leste nos próximos anos", disse Cousy.

Troféu Oscar Robertson

Oscar ‘The Big O’ Robertson foi o primeiro jogador da NBA a ter uma média de triplo-duplo em uma temporada inteira. Campeão da NBA, MVP da liga, 12 convocações para o NBA All-Star, 11 vezes eleito All-NBA Team, ‘Calouro do Ano’, três vezes MVP do NBA All-Star Game e membro dos times da liga nos aniversários 35º, 50º e 75º, Robertson é um dos melhores jogadores da história do jogo. Oscar Foi o primeiro presidente afro-americano da NBPA e desempenhou um papel fundamental na reforma do Draft da NBA e na introdução da free agency.

– Estou emocionado por ter o troféu dos Campeões da Conferência Oeste da NBA nomeado em minha homenagem. Há várias décadas, joguei em uma liga emergente e altamente competitiva com um talento tremendo. Este troféu representa para mim não apenas meu trabalho duro para tornar a liga melhor, mas todos os esforços dos futuros vencedores do Troféu Oscar Robertson™ que tornam a NBA ótima", afirmou Robertson.

Troféus MVP das Finais de Conferência da NBA

Larry Bird e Earvin ‘Magic’ Johnson ajudaram a definir a NBA moderna com seu brilhantismo individual e o sucesso de suas equipes na década de 1980. Juntas, a rivalidade nacional de Bird e Johnson cativou os fãs e desempenhou um papel fundamental na elevação da liga a novos patamares. As duas ‘Lendas’ da NBA são homenageadas como os nomes dos troféus que agora serão concedidos a cada ano aos MVPs das finais das conferências Leste e Oeste.

Cada troféu de MVP de finais da conferência possui uma bola de prata esterlina, semelhante aos troféus de campeão da conferência. O troféu traz a rede de ouro vermeil 24k em sua estrutura de suporte, espelhando o novo troféu de MVP das Finais, que tem 35cms e pesa pouco menos de 2,5kg.

Troféu Larry Bird

A ilustre carreira de Bird é destacada por três campeonatos da NBA, três prêmios de MVP, dois prêmios de MVP das Finais, 12 seleções para o NBA All-Star, dez escolhas para o All-NBA Team, um prêmio de ‘Calouro do Ano’, um MVP do NBA All-Star Game e seleções para as equipes do 50º e 75º aniversário da liga.

"Estou muito honrado por ter meu nome associado ao troféu de MVP das finais da Conferência Leste da NBA. Sei como é difícil chegar a este grande marco das finais da Conferência Leste e ser nomeado o Jogador Mais Valioso torna ainda mais especial", comentou Bird.

Troféu Earvin ‘Magic’ Johnson

Um dos maiores armadores de todos os tempos, ‘Magic’ construiu um legado de excelência que inclui cinco campeonatos da NBA, três prêmios de MVP, três prêmios de MVP das Finais, 12 convocações para NBA All-Star, dez seleções para o All-NBA Team, dois prêmios de ‘MVP’ do All-Star Game e a escolha para as equipes do 50º e 75º aniversário da liga.

"As finais da conferência da NBA representam o último obstáculo que uma equipe deve enfrentar para ter a oportunidade de chegar ao grande palco, as Finais da NBA. Estou realmente honrado por ter meu nome comemorado no troféu de Jogador Mais Valioso das Finais da Conferência Oeste. Este jogador se destaca nos dois lados da quadra, faz seus companheiros melhores e leva seu time ao maior palco do basquete", frisou Magic.

Mais Vistas