Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Outros Esportes

Charles 'Do Bronxs', o maior finalizador da história do UFC

Charles Oliveira, mais conhecido como Charles do Bronxs, é um dos maiores legados do esporte mundial ainda em atividade.

Nascido em Vicente de Carvalho, distrito do Guarujá, em São Paulo, ele é o recordista do maior número de finalizações na história do UFC, com 16 no total e o que mais venceu lutas pela via rápida (nocaute ou finalização), com três Nocautes, totalizando 19 vitórias. Charles também é o atual campeão da categoria peso-leve da organização, e, no próximo dia 22, vai brigar pelo cinturão pela terceira vez, em Abu Dhabi.

A história de Charles é de pura superação. Criado na periferia, ele enfrentou diversos desafios até chegar ao topo do mundo no esporte. Diagnosticado com reumatismo nos ossos e sopro no coração, foi em cima do tatame, mais especificamente no jiu-jitsu, que o atleta conseguiu superar as suas limitações físicas. Com apenas 12 anos de idade, foi campeão paulista e ao longo do tempo acumulou títulos na modalidade, sendo também campeão brasileiro, panamericano, mundial e conquistando a faixa preta da arte marcial em 2010.

Crédito: Matheus Coutinho

Foi enfrentando os desafios da vida, nos tatames e nos ringues que veio o seu marcante apelido “Do Bronxs”. “Periferia, de onde eu venho. Sempre que ia disputar algum campeonato amador, enfrentava adversários bem maiores e mais fortes e eu era magrelo. E, eles sempre falavam, olha os caras da favela aí, do Bronxs. Como precisava de apelido para poder lutar, coloquei o meu como do Bronxs”, conta o lutador, que agora está sob novo gerenciamento de carreira, pela GoDoIt!, empresa global de negócios com foco em esporte e entretenimento.

O início do seu legado no UFC começa em 2010, contra Darren Elkins, com uma vitória aos 41 segundos do primeiro round por finalização, algo que se tornaria a sua marca registrada. No ano de 2021, após mais de 10 anos de carreira na organização, ele mostrou a sua resiliência e força para o mundo ao conquistar o cinturão da categoria peso-leve, ao bater o multicampeão Michael Chandler por nocaute técnico. Hoje, chegando aos 33 anos, no próximo dia 17 de outubro, Charles é uma potência mundial do esporte, tendo um recorde de 33 vitórias, sendo 11 seguidas e com 2 defesas de cinturão no currículo. Além disso, recebeu no ano de 2022 uma das maiores honrarias do mundo do MMA, sendo considerado o “Lutador do ano” no prêmio ESPYS.

Aclamado e reverenciado por onde passa pelos seus feitos, história e carisma, o campeão dos pesos leves é o lutador brasileiro mais seguido no Instagram, acumulando mais de 4,7 milhões de fãs, 320 mil seguidores no Twitter e mais de 220 mil no Facebook. Com sua trajetória inspiradora, Charles sempre serve de exemplo para os seus seguidores mostrando a sua história de superação e espalhando o seu legado pelo mundo.

Seus feitos no UFC o levaram a lugares inimagináveis. Em outubro de 2021, Charles foi anunciado como o novo embaixador do seu clube do coração, o Corinthians. Ele ficou responsável por divulgar os eventos de luta do clube, participar de treinamentos, clínicas, orientações técnicas e ajudar na construção de oportunidade de negócios. “Fazer parte dessa equipe gigantesca é maravilhoso! Eu fico até arrepiado de falar isso. Vestir a camisa do clube que eu sempre amei, é mais um sonho realizado”, comenta.

O próximo desafio de Charles de Oliveira já tem data marcada. No dia 22 de outubro de 2022, ele irá defender o cinturão de sua categoria pela terceira vez. O adversário agora será o russo Islam Makhachev, válido pelo UFC 280, em Abu Dhabi.

Mais Vistas